Bolo de chocolate sem lactose e sem glúten: receita fitness perfeita para hoje

Bolo de chocolate sem lactose e sem glúten, receita fitness perfeita para hoje (Foto: iStock)
Bolo de chocolate sem lactose e sem glúten, receita fitness perfeita para hoje (Foto: iStock)

Vargem Grande Paulista, 05 de abril de 2022, por Beatriz Ojeda – Quando estamos procurando manter a nossa saúde, mas, ao mesmo tempo, ter um momento de descontração e de sabor, temos uma receita que pode ser útil. A partir do conhecimento estabelecido nessa matéria, você conseguirá ótimos resultados com um bolo de chocolate sem lactose e sem glúten.

A opção que o Cozinha & Receitas traz para você, oferece uma porção média de bolo de chocolate sem lactose e sem glúten. Em apenas 1 hora, o quitute estará pronto para oferecer um sabor inigualável… e sem culpa.

Leia mais: Sorvete funcional e caseiro sem lactose e zero gordura; confira
Saiba como fazer bolo de chocolate sem lactose e sem glúten
Segundo receita de Jr.rubensjr7, em publicação feita para o blog Receitas, da Globo.com, esse tipo de bolo de chocolate se mostra saboroso e ainda ajuda a manter a saúde, comendo sem culpa de sair da dieta. Portanto, aqui apresentamos uma releitura perfeita pronta para arrasar em qualquer momento do dia.

Entenda mais: Bolo fit com apenas 3 ingredientes; uma delícia pouco calórica sem lactose
Ingredientes da receita

1/2 colher de sobremesa de sal;
1/2 colher de sobremesa de margarina sem lactose;
2 xícaras de quinoa cozida;
1 xícara de açúcar;
1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio;
4 ovos;
1 colher de sobremesa de baunilha;
1 xícara de cacau em pó;
4 colheres de sopa rasas de óleo de coco;
1 xícara de leite de soja.

Passo a passo do bolo de chocolate sem lactose e sem glúten
Bolo de chocolate sem lactose e sem glúten, receita fitness perfeita para hoje (Foto: iStock) Bolo de chocolate sem lactose e sem glúten, receita fitness perfeita para hoje (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, coloque o forno para pré-aquecer a 200° C. Feito isso, pegue uma panela e coloque a quinoa e a água, deixando descansar cerca de 5 horas. Assim que passar esse tempo, escorra a água da panela e coloque novamente mais água, levando para cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos no fogo baixo.

Posteriormente, unte uma forma com a margarina sem lactose e polvilhe a farinha nela, retirando o excesso. Logo, pegue o liquidificador e insira os ovos, a baunilha e o leite de amêndoa, deixando bater até estarem integrados totalmente.

Em seguida, acrescente a margarina, a quinoa e o óleo de coco, batendo novamente até misturar bem. Depois, pegue uma vasilha e adicione os demais ingredientes, misturando e mexendo para a massa se tornar homogênea.

Finalmente, coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos, abaixando a temperatura para 180° C. Assim que der o tempo, coloque um palito para verificar se assou bem dentro do bolo. Se o palito sair limpo, está pronto, caso contrário, coloque-o novamente no forno por mais um tempo.

Assim, o seu delicioso bolo de chocolate sem lactose e glúten estará incrivelmente pronto para ser apreciado por todos. Se desejar uma cobertura, pode derreter chocolate e jogar por cima.
Sugestão de consumo da receita
Finalmente, se você estiver procurando uma sugestão de consumo da receita de bolo de chocolate sem lactose e sem glúten, vale a pena testar com chá, suco natural, entre outras bebidas agradáveis. A partir desta combinação, você terá um excelente prato.

Saiba mais: Bolo de pudim fácil: uma sobremesa diferente e com sabor inesquecível

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.