Bolinho de arroz salteado: uma receita saborosa e muito prática

Bolinho de arroz. Foto: Reprodução/ iStok.
Bolinho de arroz. Foto: Reprodução/ iStok.

Nesta quinta, 24 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é bolinho de arroz salteado.
Este delicioso bolinho de arroz salteado é simples de fazer! O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos, rende até 6 bolinhos e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o bolinho de arroz salteado

O bolinho feito com sobras de arroz, servido por muita gente como petisco, vira prato principal nesta receita. Os segredos do preparo são o sabor adocicado da cebola caramelizada e a forma de levar ao fogo: em vez de frito, ele é salteado.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

3 xícaras (chá) de arroz cozido;
1 cebola;
½ cenoura;
¼ de xícara (chá) salsinha e cebolinha picadas;
2 colheres (sopa) de azeite;
3 ovos;
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
4 colheres (sopa) de amido de milho;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Óleo para dourar os bolinhos.

Passo a passo do bolinho de arroz salteado
Bolinho de arroz. Foto: Reprodução/iStok.2 Bolinho de arroz. Foto: Reprodução/iStok.2

Primeiramente, descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias-luas (não muito finas). Logo após, leve ao logo baixo uma frigideira média (de preferência antiaderente). Em seguida, regue com 1 colher (sopa) de azeite e junte a cebola.

Logo após, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente até dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador, lave e seque a salsinha e a cebolinha.

Após, pique fino a salsinha e corte a cebolinha em fatias médias. Em seguida, transfira as cebolas douradas para uma tigela grande, junte o arroz cozido e misture. Aumente o fogo para médio, regue com mais um fio de azeite e acrescente a cenoura. Logo após, refogue por cerca de 2 minutos e junte a salsinha e a cebolinha.
Passo adiante
Depois, desligue o fogo, junte ao arroz e misture bem. Acrescente o queijo ralado, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Em seguida, adicione os ovos e, por último, misture bem o amido de milho. Passe um papel toalha para limpar a frigideira e leve ao fogo médio.

Quando aquecer, regue com óleo para cobrir todo o fundo. Logo após, adicione duas colheradas da mistura de arroz e achate levemente com as costas da colher (no formato de um hambúrguer) – faça de 1 a 2 bolinhos por vez, deixando espaço entre cada um para não grudar.

Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Logo após, transfira os bolinhos prontos para uma travessa e repita com toda a mistura de arroz (se necessário regue a frigideira com mais óleo). Por fim, sirva os bolinhos ainda quentes.
Sugestão de consumo da receita
O bolinho de arroz salteado fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com uma deliciosa salada de tomate, juntamente com uma bebida de sua preferência. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]