Baião de dois de forno: um casamento perfeito do sabor do brasileiro

Baião de dois de forno (Foto: Reprodução/iStock)

Hoje, domingo, 19 de setembro, no Cozinha & Receita, do Tecnonotícias, iremos ensinar a como fazer uma receita que já é o casamento perfeito na mesa do brasileiro: baião de dois de forno. Então, acompanhe com a gente os preparativos para este delicioso prato, que leva em média 30 minutos e serve aproximadamente 5 porções.
Saiba como fazer baião de dois de forno
O baião de dois de forno é um prato típico brasileiro, que certamente agradará aos mais diversos paladares. Pois, sirva no almoço ou no jantar, tendo a certeza de que receberá muitos elogios.

Pois, veja ainda: Espetos veganos: Excelente prato para acompanhar no churrasco
Ingredientes da receita

1 cebola em cubos;
2 dentes de alho picados;
1/2 xícara (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada;
1 gomo de linguiça calabresa em cubos;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 e 1/2 xícara (chá) de feijão-de-corda cozido;
1 xícara (chá) do caldo do cozimento do feijão;
Sal e molho de pimenta vermelha a gosto;
3 xícaras (chá) de arroz branco cozido;
1/2 xícara (chá) de queijo coalho ralado;
Cheiro-verde picado para polvilhar.

Passo a passo do baião de dois de forno
Baião de dois de forno (Foto: Reprodução/iStock) Baião de dois de forno (Foto: Reprodução/iStock)

Aqueça uma panela grande com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola e o alho por 2 minutos. Acrescente a carne, a linguiça e frite por 3 minutos. Despeje o feijão, o caldo, tempere com sal e molho de pimenta. Deixe levantar fervura e retire do fogo.

Acrescente o arroz, misturando delicadamente, e despeje em um refratário médio. Polvilhe com o queijo coalho e leve ao forno alto, pré-aquecido por 15 minutos ou até o queijo derreter e gratinar.
Sugestão de consumo da receita
Esta receita pode ser servida individualmente, ou seja, sem acompanhamento. No entanto, a mesma é muito bem acompanhada de uma salada verde, ou uma salada mista. Assim como no Brasil, serve-se o baião de dois de forno até mesmo com peixe entre outras carnes. Fica a seu critério como saborear esta maravilha da arte culinária.

Veja também: Sopa de macarrão e frango: perfeita para encarar o frio ou para aproveitar a leveza da refeição
TORTA DE BACALHAU DA DONA ROSE FICA UMA DELÍCIA
A dona de casa Rosângela (Rose) ensina a fazer uma torta de bacalhau deliciosa, que combina com várias ocasiões. Essa torta é inspirada na famosa torta capixaba, mas com um toque especial. Uma verdadeira receita de família. Veja só como preparar.

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]