Arroz à grega: uma receita pratica e muito saborosa

Confira agora o passo a passo deste delicioso prato

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Nesta quarta, 26 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias, queremos lhe apresentar uma receita maravilhosa. O que vamos ensinar hoje é: arroz à grega. Estamos certo de que você não irá se arrepender em fazer essa delícia.

Continua depois da publicidade

O delicioso arroz à grega é para você que quer compartilhar com a família e amigos um momento todo especial. Então, vamos juntos aprender a fazer esta maravilhosa receita. O tempo de preparo é de 35 minutos e rende até 12 porções.

Saiba como fazer o arroz à grega

O verdadeiro arroz de festa, aquele todo colorido, todo cheio de sabores. Perfeito para acompanhar os assados natalinos (ou transformar um dia qualquer em ocasião especial).

Continua depois da publicidade

Portanto, confira também: Panacota de café: a sobremesa mais amada pelas pessoas loucas por café

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 2 xícaras (chá) de arroz;
  • 1 cebola;
  • 1 cenoura;
  • 4 xícaras (chá) de água;
  • 1 ½ colher (chá) de sal;
  • 1 folha de louro;
  • 8 ramos de salsinha;
  • 1 xícara (chá) de uvas-passas brancas;
  • Azeite a gosto;
  • 1 pimentão vermelho;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do arroz à grega

Arroz à grega. Foto: Reprodução/iStok2
Arroz à grega. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, leve uma chaleira com um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Logo após, descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte a cenoura em cubos pequenos. Em seguida, lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte  as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.

Logo após, leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de  azeite, adicione a cebola, a cenoura e o pimentão. Tempere com o sal e refogue por 2 minutos até a cebola e pimentão murcharem.

Em seguida, regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto. Isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.

Depois, meça 4 xícaras (chá) de água fervente, regue o arroz, junte o louro e misture bem. Aumente o fogo para médio e não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela.

Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água. Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela. Se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo, acrescente as uvas-passas e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar e as uvas-passas hidratem com o vapor. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Solte o arroz com um garfo, descarte a folha de louro e misture a salsinha picada. Transfira para uma tigela e sirva a seguir.

Sugestão de consumo da receita

Este maravilhoso arroz à grega  fica incrível com uma carne feita na hora, pode ser um frango grelhado, uma carne de panela, um peixe ao molho. Fica tudo incrivelmente saboroso.

Ademais, leia também: Torta nibs de chocolate: uma torta com um sabor todo especial

Carregando comentários aguarde...
...
...