Arroz à grega: uma receita pratica e muito saborosa

Arroz à grega. Foto: Reprodução/iStok
Arroz à grega. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 26 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias, queremos lhe apresentar uma receita maravilhosa. O que vamos ensinar hoje é: arroz à grega. Estamos certo de que você não irá se arrepender em fazer essa delícia.

O delicioso arroz à grega é para você que quer compartilhar com a família e amigos um momento todo especial. Então, vamos juntos aprender a fazer esta maravilhosa receita. O tempo de preparo é de 35 minutos e rende até 12 porções.

Assim, leia mais: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa

Saiba como fazer o arroz à grega
O verdadeiro arroz de festa, aquele todo colorido, todo cheio de sabores. Perfeito para acompanhar os assados natalinos (ou transformar um dia qualquer em ocasião especial).

Portanto, confira também: Panacota de café: a sobremesa mais amada pelas pessoas loucas por café
Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de arroz;
1 cebola;
1 cenoura;
4 xícaras (chá) de água;
1 ½ colher (chá) de sal;
1 folha de louro;
8 ramos de salsinha;
1 xícara (chá) de uvas-passas brancas;
Azeite a gosto;
1 pimentão vermelho;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do arroz à grega
Arroz à grega. Foto: Reprodução/iStok2 Arroz à grega. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, leve uma chaleira com um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Logo após, descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte a cenoura em cubos pequenos. Em seguida, lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.

Logo após, leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, a cenoura e o pimentão. Tempere com o sal e refogue por 2 minutos até a cebola e pimentão murcharem.

Em seguida, regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto. Isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.

Depois, meça 4 xícaras (chá) de água fervente, regue o arroz, junte o louro e misture bem. Aumente o fogo para médio e não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela.

Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água. Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela. Se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo, acrescente as uvas-passas e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar e as uvas-passas hidratem com o vapor. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Solte o arroz com um garfo, descarte a folha de louro e misture a salsinha picada. Transfira para uma tigela e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Este maravilhoso arroz à grega fica incrível com uma carne feita na hora, pode ser um frango grelhado, uma carne de panela, um peixe ao molho. Fica tudo incrivelmente saboroso.

Ademais, leia também: Torta nibs de chocolate: uma torta com um sabor todo especial

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]