Aprenda a fazer receita de costelinha de porco em casa, vale a pena testar

Aprenda como fazer costelinha de porco em casa, vale a pena testar (Foto: iStock)
Aprenda como fazer costelinha de porco em casa, vale a pena testar (Foto: iStock)

Vargem Grande Paulista, 23 de abril de 2022, por Beatriz Ojeda – Há receitas que pagamos para consumir em um restaurante mas que podem ser feitas com facilidade em casa. Logo, te convidamos a acompanhar o passo a passo para fazer uma suculenta costelinha de porco sem grandes dores de cabeça.

Siga as orientações do Cozinha & Receitas para aprender como preparar uma deliciosa costelinha de porco. Portanto, acompanhe o passo a passo que demanda aproximadamente 2 horas e meia e rende 8 porções perfeitas para dividir com toda a família.

Leia mais: Receita de costela no bafo: passo a passo para um ótimo prato
Saiba como fazer costelinha de porco
Segundo Wikipedia, a carne de costela está localizada na parte torácica do animal. Com isso, o seu preparo é versátil e pode ser realizado a partir de diversos métodos. Dessa maneira, o convidamos a aprender mais sobre como preparar uma suculenta costelinha de porco.

Entenda mais: Receita de costela bovina com apenas dois ingredientes, veja passo a passo
Ingredientes da costelinha de porco

1 limão;
2 quilos de costelinha de porco;
3 alhos;
Sal;
2 colheres de sopa de mostarda;
2 xícaras de água;
Alecrim;
Noz-moscada;
Pimenta do reino;
1 cebola, picada;
Canela;
2 colheres de sopa de margarina;
2 colheres de mel;
Sálvia;
2 xícaras de maçã, cortada em cubos.

Passo a passo da costelinha de porco
Aprenda como fazer costelinha de porco em casa, vale a pena testar (Foto: iStock) Aprenda como fazer costelinha de porco em casa, vale a pena testar (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, pegue a costelinha de porco e a tempere com pimenta do reino, sal, alho picado, suco de limão e manjericão. Em seguida, passe esses ingredientes sobre toda a carne e deixe descansar por cerca de 12 horas, em um pote fechado.

Posteriormente, pegue uma panela e coloque a cebola com a manteiga e mexa bem até dourá-la. Após isso, acrescente a maçã sem a casca. Posteriormente, coloque uma colher de açúcar e mexa bem que estejam todos uniformes. Em seguida, coloque água, um pouco de suco de limão, meia xícara de vinho e o mel. Toda via, mexa novamente todos os ingredientes.

Posteriormente, deixe a mistura cozinhar em fogo médio, mexendo bem para que seque o molho. Por isso, quanto aos ingredientes, assim que as maçãs ficarem no ponto que você gosta, adicione o sal e a mostarda, mexa bem.

Enquanto cozinha mais o molho, pegue a carne, coloque em uma travessa com os ossos para cima e cubra com papel alumínio e deixe no forno por aproximadamente duas horas. Dessa maneira, assim que a costelinha estiver se desmanchando, retire-a do forno e coloque o molho por cima dela. Por fim, coloque a receita novamente no forno por mais 20 minutos.
Sugestão de consumo da receita
Por último, se você estiver procurando uma sugestão de consumo da receita para a costelinha de porco, você pode optar por arroz branco, fritas e legumes à vapor. Além disso, não se esqueça de uma bebida refrescante, como: suco natural, refrigerante, cerveja, entre outros.

Saiba mais: Aprenda uma receita de costela de porco com batatas recheadas, um prato perfeito

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.