Franca, quarta-feira, 6 de abril de 2022, por Sheila Sabatini – A Receita Federal estendeu o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Inicialmente, o prazo acabava agora no dia 29 de abril, porém ele foi estendido até dia 31 de maio.
A página Humor do Mercado vai trazer para você hoje, de antemão, tudo sobre a extensão do prazo para entregar do imposto de renda, a medida visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covida-19, que podem atrasar a declaração.
Leia também:Imposto de renda de aposentados: veja como ter isenção extra na declaração de IR 2022
Prorrogação do prazo para entrega do Imposto de Renda
A princípio, a Receita Federal divulgou hoje terça-feira (dia 05) por meio do Diário Oficial da União que prorrogou o prazo para a entrega do Imposto de Renda de 2022 até o dia 31 de maio, antes o prazo iria até o dia 29 de abril.
Segundo a Receita, a medida visa diminuir prejuízos para quem possa vir a ter atrasos na declaração por causa dos efeitos da pandemia do Coronavírus.
Além disso, também foram prorrogados os prazos para quem saiu do país e também para declaração de espólio. Contudo as restituições deverão seguir o calendário normal sem alterações.
Dessa forma, o contribuinte que tiver imposto a pagar e quiser fazer pelo débito automático pelo seu banco, deverá enviar a declaração até o dia 10 de maio, após isso só será possível deixar o pagamento através da DARF.
Confira também:Imposto de Renda 2022: veja o valor mínimo de rendimentos para declarar
Prazo também foi prorrogado nos anos anteriores
Ainda assim, essa não será a primeira vez que a Receita Federal prorrogou o prazo para entrega do Imposto de Renda, no ano passado, também alegando dificuldades por causa da pandemia, a Receita também prorrogou até o dia 31 de maio, e em 2020 o prazo foi até o dia 30 junho.
Já as restituições devem começar a ser pagas no final de maio. Dessa forma, elas irão até setembro, sendo um por mês, como mostra a matéria do site G1 do dia 05 de abril de 2022.
A Receita espera receber cerca de 34 milhões de declarações. Quem não declarar deverá pagar multa de R$ 165,74, e no máximo, o correspondente a 20% do imposto devido.
Por fim, no vídeo do canal Tactus Negócios Digitais você poderá conferir mais detalhes da prorrogação
Você também pode gostar:Veja calendário completo da restituição do imposto de renda e quando recebe