Como o Café ficou tão amargo para o bolso do brasileiro? Entenda

O café é uma unanimidade nacional, porém está pesando no bolso.

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São José do Rio Preto, quarta-feira, 16 de março – O café, uma das bebidas mais consumidas do país, está mais amargo. E não é culpa da cafeína, responsável pelo amargor natural dessa bebida tão saborosa. A princípio o culpado é o dólar, como mostra o artigo do Portal UOL de hoje.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado vai mostrar os principais motivos que levaram as seguidas altas no cafezinho do brasileiro. Afinal, como uma das principais commodities do país aumentou mais de 100% no período de um ano? Sobretudo quando o Brasil é sempre referência em produtividade agrícola!

Como o Café ficou tão amargo para o bolso do brasileiro? Entenda - Pixabay
Como o Café ficou tão amargo para o bolso do brasileiro? Entenda – Pixabay

Leia também: Educação financeira: Febraban lança cashback para quem acompanha conteúdos

Quais fatores impulsionaram o preço do café?

Em primeiro lugar está a influência da cotação do dólar frente ao real, que como é de conhecimento geral, disparou na pandemia. O Brasil é o maior produtor mundial e dessa forma, os produtores preferem exportar a maior parte dos grãos. Além disso, questões climáticas também tiveram sua parcela de culpa.

Da mesma forma que subiu no campo, o preço nas prateleiras dos supermercados acompanhou a alta. A saca do café arábica, por exemplo, mais popular na indústria foi de R$ 485 em 2020 para próximo de R$ 1.500 reais. Dados divulgados pelo órgão responsável pelo setor de Minas Gerais.

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Vale salientar que é o estado com a maior produção no país, e mesmo assim, está no segundo ano consecutivo de queda na safra. Porém, segundo os produtores, mesmo com encarecimento da saca, não estão com um lucro maior. Os custos da produção também acompanharam a inflação.

Confira: Aprenda a usar o dinheiro esquecido para melhorar as finanças pessoais

Qual a tendência dos preços para os próximos meses?

Segundo os produtores, infelizmente a tenência ainda é de alta no preço. Porém, com a expectativa de alta na produção do café, é provável que uma redução aconteça no segundo semestre. Ou seja, o consumidor só sentirá os reflexos depois de precificada a nova safra.

O Brasil deve colher em 2022 mais de 55 milhões de sacas de café, e dessa forma, aumentar em mais de 17% sua produção. Conforme aponta a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. Quer saber um pouco mais sobre essa verdadeira paixão nacional? Então assista o vídeo abaixo do canal Lucas Barista Café.

Leia também: Russos vendem lanches do McDonald´s após fechamento de lojas no país

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies