A alta dos combustíveis pode elevar ainda mais o valor da conta de luz

Descubra a relação entre os preços da conta de luz e a alta dos combustíveis

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque, sexta-feira, 18 de março – Algumas agências do governo, que coordenam o setor elétrico, afirmam que a volatilidade do setor vem acontecendo diariamente. Segundo o portal O Tempo, isso acontece devido à alta dos combustíveis que afeta todo o setor inflacionário de transporte, incluindo a conta de luz.

Continua depois da publicidade

O setor elétrico não vem sendo abalado apenas por esse motivo, mas sim por uma equação complicada de decifrar. De acordo com os preços que sobem dentro e também fora do País, o repasse acaba sendo inevitável. O Humor do Mercado traz mais detalhes sobre o assunto.

Leia mais: Combustível vai aumentar novamente? Veja o que o congresso está fazendo

Alta dos combustíveis: crise Hídrica aciona energia mais cara

No final do ano passado, as usinas mais caras tiveram que ser acionadas pela crise hídrica. Contudo, o verão traz de volta as chuvas e por isso, boa parte delas agora estão desligadas. Mas ainda assim, existem algumas que continuam operando normalmente.

Portanto, o primeiro motivo para isso estar acontecendo, para ajudar a preservar os reservatórios das usinas hidrelétricas. Com intuito de que elas “sobrevivam” ao período de seca. E o segundo motivo, se dá devido ao motivo de que a fonte de energia térmica ainda é a única opção de algumas cidades no país.

Portanto, assim como a alta dos combustíveis, quando isso acontece e as usinas termelétricas são acionadas, quem paga a conta mais cara, ainda é o consumidor. Contudo, como essas usinas estão movidas a combustível, uma coisa leva a outra.

Continua depois da publicidade
Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Usinas termelétricas

Esse é um dos tipos de energia mais caros que existem, e como o seu acionamento depende do consumo dos combustíveis, essa conta chega na casa de cada cidadão. Mas, as usinas a óleo vem com o valor mais alta, incluindo a alta dos combustíveis, e com isso, já tiveram aumento de 21% só em 2022.

Saiba mais: Confira dicas simples para economizar o combustível da sua motocicleta

Aumento do preço dos combustíveis e a conta de luz

Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia ainda em andamento, existe uma dificuldade em prever o que isso pode fazer com os preços e a alta dos combustíveis. Contudo, as distribuidoras de energia passaram a fazer suas próprias contas com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para tentar resolver o assunto.

Sendo assim, o consumo de combustível dessas termelétricas impacta todo o setor, inclusive em uma cobertura tarifária acima do normal. E quem sofre com os aumentos, é a população. A reportagem do canal da Jovem Pam News, fala mais sobre o assunto.

Entenda mais: Gasto de combustível: descubra se o seu carro está gastando mais que o normal

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies