Brusque, quinta-feira, 24 de março – Muitos empreendedores que estão começando seus negócios, têm dificuldades em fazer a precificação de produto. Isso serve tanto para quem vende quanto para quem presta serviço. Por isso, existem estratégias e cálculos a se fazer.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, somente 26% dos empreendedores sabem como precificar seus produtos e conseguem montar uma estratégia para atrair mais clientes. Sendo assim, o Humor do Mercado mostra algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira, para lucrar e cobrar o preço justo.
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Estratégia da precificação de produto
Existem inúmeras formas de fazer isso, inclusive, existem programas e aplicativos que ajudam a calcular os preços que podem ser cobrados pelo trabalho e pelo produto. Mas isso varia de empreendedor para empreendedor e também do mercado.
Além disso, as métricas e estratégias de precificação também podem se alterar conforme a empresa vai crescendo e mudando seus valores. Contudo, é importante saber como colocar preço no trabalho e também nos produtos para garantir o lucro da empresa, e também fazer o negócio andar.
Os pilares da precificação do produto
É muito comum que empresas pequenas e iniciantes no mercado tenham dificuldade em realizar esse tipo de cálculo. O preço não deve ser apenas um valor em uma etiqueta, mas precisa levar em consideração três princípios, assim como informa a matéria escrita por Camila Mendonça, em fevereiro de 2022, da Fintech Nubank.
Entre eles estão o financeiro, já que a precificação do produto precisa incluir os custos fixos da empresa para produzir e também algumas variáveis. Além disso, a estratégia também é importante para se posicionar no mercado, e agregar valor para o cliente. Sendo assim, é preciso fazer com que o cliente entenda o valor que o produto ou o serviço oferece.
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Fazendo a precificação
Levando consideração os três pilares que foram citados, vêm a parte prática. Embora você precisa saber o seu posicionamento no mercado, é necessário também ter em mente o custo de produzir. Contudo, aqui esses valores podem ser muito diferentes para seguimentos distintos.
Mas é preciso saber responder a essa pergunta, incluindo o valor da mão de obra e o lucro. Vale fazer uma observação extra, de que o preço da mão de obra, não é o lucro. O lucro pertence a empresa, enquanto que a mão de obra, muitas vezes envolve o valor de um pró-labore ou do salário de um funcionário.
É importante saber separar esses valores, para entender também, no que a empresa pode melhorar sempre de acordo com a estratégia e também o posicionamento no mercado. Tudo deve ser interligado. O canal ‘Ecommerce na Prática’ explica o passo a passo para fazer a precificação, veja abaixo.
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