Lições de oratória: veja como se sair bem com 4 propósitos diferentes

Veja como se dedicar melhor a ter uma oratória excepcional

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Já falamos aqui em outros posts, sobre a importância da comunicação para os negócios. Com a oratória, funciona da mesma forma. Existe uma grande história por trás da oratória e da retórica, historicamente falando, e por isso, nesta terça-feira, 15 de março, vamos trazer alguns exemplos.

Continua depois da publicidade

Durante toda a história, existiram grandes oradores incríveis e que fizeram grandes manifestações ou grandes discursos que são falados até os dias de hoje. O Humor do Mercado vai relembrar alguns deles, e também mostrar a dimensão de uma boa oratória.

Confira também: Como a inflação afeta o seu bolso? Entenda aqui como isso impacta em seu dinheiro

Os 4 propósitos da oratória

Dentro de um discurso, o que conta são 4 propósitos principais, entreter, persuadir, instruir e inspirar. Esses os 4 propósitos principais de uma boa oratória e por isso, quando mais você puder aperfeiçoar esses itens no seu discurso, melhor será.

Dentre alguns nomes da história que fizeram sucesso com grandes discursos, estão Winston Churchill, Martin Luther King, Cícero, John F. Kennedy, Demóstenes, entre vários outros. Todos, especialistas em oratória, e que conseguiram passar grandes ensinamentos em seus discursos ou inspirar de forma brilhante, através das palavras.

A oratória muda pensamentos

Ao longo da história, sabe-se que muitos discursos realizados, foram capazes de inspirar manifestações e de mudar pensamentos apenas usando as palavras. No mundo dos negócios isso funciona perfeitamente durante um julgamento, durante a apresentação de uma proposta, na hora de dar ideias, etc.

Continua depois da publicidade
Para você

O que é ESG e como esse sistema contribui para melhorar a imagem da…

Continua depois da publicidade

Contudo, não basta ter um bom discurso, é preciso ser determinado durante o seu desempenho. As palavras têm grande poder, mas para obter sucesso, é necessário causar admiração e sobretudo, dominar o discurso.

Veja também: Entenda a causa das dívidas e veja como se livrar delas com disciplina

Estudo e conhecimento

Não dá para fazer uma boa oratória sem falar de conhecimento. Para saber como falar bem, é necessário saber o que falar. Mas, para isso, estudo e conhecimento é fundamental. Sendo assim, quando se tem bagagem, fica mais fácil saber o que falar, saber argumentar, o vocabulário aumenta, e as palavras surgem durante um pensamento de forma muito mais automática.

Para quem é empresário, adquirir conhecimento é uma obrigação, principalmente em se tratando de assuntos como gestão, administração e finanças. Contudo, saber de tudo um pouco, permite não ficar sem palavras durante qualquer conversa.

A escolha das palavras na oratória

Além de ter uma boa dicção e saber como falar durante a oratória, a escolha das palavras também é essencial. Portanto, saber como improvisar e ter o entusiasmo na medida certa, é o que faz do discurso algo inspirador. No canal ‘Oh quem Fala’, aprenda 3 exercícios para melhorar e falar melhor em público.

Veja mais: Conheça as 4 regras de ouro e 2 problemas do mercado de ações

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies