Como emitir nota fiscal MEI? Veja como é simples, clique e confira

Saber emitir Nota Fiscal é um passo importante para seu negócio e sabemos que podem existir dúvidas de onde e como gerar a nota

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, quinta-feira, 31 de março, por Willames Sales – Apresentaremos um passo a passo de como emitir Nota Fiscal (MEI). Se você é um empreendedor iniciante, dúvidas surgem, isso é normal! Sabemos que você pode estar precisando de uma ajuda extra, para entender esse novo universo e conduzir seu negócio.

Continua depois da publicidade

Com certeza, saber emitir Nota Fiscal é um passo importante para seu negócio e sabemos que podem existir dúvidas de onde e como gerar a nota. Vamos te orientar desde a abertura do CNPJ até a emissão da nota após a primeira venda, o que acha? Então, vamos ao conteúdo de hoje, no Humor do Mercado.

Confira: como ser MEI? Veja passo a passo para realizar o cadastro, confira aqui

O que é ser um Microempreendedor Individual?

Em primeiro lugar, você sabe o que é ser um microempreendedor individual? O MEI, como também pode ser chamado, é uma espécie de pessoa jurídica, um profissional autônomo. Quando o cadastro é realizado, o usuário recebe uma identificação CNPJ, portanto, tem direitos e deveres de uma pessoa jurídica.

Como emitir nota fiscal MEI? Veja como é simples, clique e confira
Como emitir nota fiscal MEI? Veja como é simples, clique e confira / Créditos de imagem pexels

Abrir um pequeno negócio, ser MEI, é uma ótima opção, até porque, é bem simples e livre de grandes burocracias. Além disso, ser um empreendedor regulamentado, garante alguns benefícios, tais como:

  • Facilidade na abertura de conta bancária;
  • Linhas de crédito com juros reduzido;
  • Acesso aos direitos do trabalhador, dentre outros.

Leia também: como abrir MEI de forma gratuito? Confira o passo a passo agora

Continua depois da publicidade

O que é Nota Fiscal (MEI)? Preciso mesmo emitir NF?

Se você estiver em fase de pesquisa, antes de montar o seu negócio ou se estiver dando seus primeiros passos como microempreendedor, esse conteúdo ajudará! Para começar, você precisa saber que a Nota Fiscal é um documento contábil que faz a comprovação de compra ou prestação de um serviço. Portanto, é um comprovante importante, pois, através dele, os impostos são calculados.

Continua depois da publicidade

Como podemos ver, saber quando e como gerar a nota, é de extrema importância para a manutenção do seu negócio. Você deve estar se perguntando, é realmente necessário emitir a NF (Nota Fiscal)? Em alguns casos SIM, é obrigatória a emissão da nota, contudo, nem sempre o documento se faz necessário.

Se a venda de produtos ou serviços for efetuada para pessoa física, a sua empresa não precisa emitir a NF. Contudo, mesmo sem necessidade, a prática facilita o registro de venda, com certeza, ajudará no processo contábil na hora de obter o comprovante de rendimentos.

Outra coisa importante, é que no caso do consumidor, a nota serve como uma garantia, portanto, o mesmo pode exigir. De fato, ter o documento em mãos facilita a troca ou devolução do produto. Agora, se sua empresa for prestar um serviço ou realizar uma venda para uma pessoa jurídica, ou seja, outra empresa, a Nota Fiscal é indispensável.

Veja agora, quais as categorias de Notas Fiscais que você MEI pode emitir!

Existem hoje, vários formas de notas, por isso, entes de ensinar a emitir a NF, vamos te mostrar quais as categorias de notas que existem e qual se enquadra a sua empresa. 

  1. NFA;
  2. NFA-e;
  3. NF-e;
  4. NFC;
  5. NFC-e.

1. Nota Fiscal Avulsa (NFA)

Você conhece a Nota Fiscal Avulsa? Essa é a modalidade mais utilizada, pois é a versão mais simples de emitir, pois, é feita em papel e de maneira individualizada. Então, saiba quais são as regras do seu estado e emita notas através dessa versão simplificada, mas que vai te ajudar a ter controle sobre as vendas.

2. Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

Primeiramente, você precisa saber que essa é a versão eletrônica da NFA, ou seja, as mesmas informações contidas na Nota Fiscal Avulsa de papel devem ser preenchidas no documento virtual. É bem simples preenchê-lo, com certeza, ter os dados virtuais facilita muito o dia a dia. Portanto, se preferir essa versão, veja se está disponível no seu estado.

3. Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)4

Ela pode ser utilizada na venda de produtos e está sujeita a aplicação do Imposto sobre Mercadoria e Serviços (ICMS). A saber, os microempreendedores individuais não precisam utilizar essa categoria de NF-e. Portanto, se você é MEI, deve ter cuidado ao optar pela utilização dessa nota. Veja a próxima opção!

4. Nota Fiscal de Venda ao Consumidor (NFC)

A Nota Fiscal de Venda a Consumidor (NFC), como o próprio nome diz, é usada para vendas de produtos ou serviços para o cliente final. Para emitir a NFC é preciso ter autorização da Fazenda, após isso, é possível realizar a impressão de um bloco de notas e preenchê-los manualmente. Por fim, você precisa verificar se essa opção está disponível em sua região.

5. Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Funciona do mesmo modo que a NFC, no entanto, é realizada virtualmente. Para fazer a emissão dessa nota, é preciso ter um certificado digital. Então, é necessário realizar um cadastro para emitir a NFC-e. A seguir, você terá acesso ao passo a passo de como realizar emissão de Nota Fiscal, não perca!

Passo a passo de como emitir Nota Fiscal (MEI)

Agora que você conhece as Notas Fiscais, apresentaremos o passo a passo de como realizar a emissão, o que acha? Observe a seguir e tenha todas as instruções para gerar notas. Anote as dicas mais importantes, desse modo não perderá nada! Se precisar é só voltar e revisar o conteúdo.

1. Primeiro, faça seu credenciamento na Secretaria da Fazenda

Antes de iniciar as atividades, ou seja, de vender produtos ou serviços, realize seu cadastro. O órgão fica localizado na prefeitura da sua cidade, então, vá até lá e obtenha todas as informações necessárias. Você também pode procurar a página virtual da prefeitura da sua cidade e tirar suas dúvidas. Vamos a próxima etapa?

2. Adquira um Certificado Digital se optar por Nota Fiscal Eletrônica

Algumas regiões permitem a emissão de NFs eletrônicas, mas como dito anteriormente, para isso, é necessário tirar o certificado digital da empresa. Em outras palavras, esse certificado, funciona como a identidade da empresa. Se você optar por emitir NFA-e, NF-e ou NFC-e, é essencial ter esse certificado. Continue a seguir!

3. Agora, acesse o sistema de emissão de NFs

Se você precisa emitir Nota Fiscal de serviço, saiba que ela pode ser efetuada através da prefeitura da sua cidade ou por softwares, assim como o do SEBRAE. Caso prefira, você também pode solicitar a emissão de uma Nota Fiscal Avulsa na Secretaria da Fazenda do seu município. Vamos à etapa final? Aprenda a seguir como preencher a NF!

4. Para finalizar, preencha os dados para emitir a NF

Agora é a hora de preencher os dados, siga o passo a passo:

  • Preencha os dados do tomador do serviço, ou seja, do seu cliente;
  • Após, faça uma descrição da atividade realizada e detalhe o que foi vendido;
  • Coloque na nota o valor do serviço prestado;
  • Agora, confira todos os campos;
  • Por fim, é só emitir a Nota Fiscal.

Com esse passo a passo será bem mais fácil gerar a primeira nota, então aproveite! Para finalizar, lembre-se que as Notas Fiscais MEI, vão te ajudar a manter as finanças em dia, portanto, utilize-a a seu favor. Você já tem todas as informações para emitir sua primeira NF, agora é com você. 

Então, essas são as notais fiscais, e assim como escrito na matéria do portal Cora, publicada em março de 2022, quem está iniciando na área do empreendedorismo, precisa iniciar com o pé direito, e essa é uma das formas de se regularizar.

Veja este vídeo, “Como abrir um MEI gratuitamente? | Passo a passo atualizado”, esse é um vídeo do canal, “Nath Finanças” do YouTube.

Confira: como fazer uma renda extra de forma on-line? Você nem vai precisar sair de casa clique e confira

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies