Brusque – Santa Catarina, quinta-feira, 24 de março – Nenhuma empresa ou empresário gosta, mas às vezes é necessário cobrar um cliente. Como fazer isso da melhor maneira para não estragar a relação e nem afetar a imagem da empresa com o cliente?
Existem formas de fazer isso que podem ser estratégias para ser bem sucedida. Contudo, é preciso cautela para não aborrecer o seu cliente e assim perde-lo. O Humor do Mercado ressalta a importância de saber fazer essa cobrança, principalmente para manter o negócio de pé e as finanças em dia.
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A cobrança é importante para manter a empresa
Não é atoa que muitas empresas grandes, contratam outras empresas terceirizadas para realizar essa função. Principalmente por ser algo complexo de difícil de fazer. Cobrar um cliente exige jogo de cintura e dependendo do caso se torna um verdadeiro desafio.
Cobrar um cliente de forma eficiente e com educação
A estratégia é a melhor maneira de ser bem sucedido na cobrança. Contudo, não existem perguntas ou frases prontas para isso, é tudo uma questão de feeling. Entretanto, a educação é a melhor maneira de fazer isso, principalmente por se tratar de um assunto delicado. Muitas vezes o cliente não está inadimplente porque quer, mas, porque teve um imprevisto ou passa por dificuldades, etc.
Sendo assim, é importante lembra-lo de que o seu negócio também tem contas, que o seu produto tem um processo de produção que tem custos, e envolve-lo no assunto, com delicadeza e educação. Mas nunca, deve-se deixar de cobrar.
Abordagem impessoal
Chegar até o cliente pode ser algo difícil, mas é possível cobrar um cliente usando uma linguagem ou abordagem mais impessoal. Como por exemplo, realizar um processo mais comercial para o ato, e trocar as palavras “dívida” para “débito” ou “conta em aberto”.
Além disso, é importante ser direto durante a abordagem e informar um novo prazo para o pagamento ou uma nova condição como transferência, cartão, pix, etc? Tudo que puder ser feito para facilitar o processo, melhor vai ser. Aliás, de acordo com o blog do Nubank, constranger ou ameaçar um cliente é crime, segundo o Código de Defesa do Consumidor.
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Dê descontos na hora de cobrar um cliente
Se for o caso de uma dívida antiga e as juros estiverem dificultando o pagamento, talvez perdoar esses acréscimos pode ser uma saída. Faça um novo parcelamento, dê desconto no acréscimo, renegocie.
Na hora de cobrar um cliente, é importante entender a condição do mesmo para saber como ele pode tirar a empresa do prejuízo. Contudo, é preciso ficar atento para não fazer uma negociação que não ofereça vantagem a empresa. O canal da EscolaWeb mostra, exatamente como fazer a cobrança de forma educada.
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