Cobrar um cliente: veja dicas de como fazer sem desgastar a relação

Entenda a importância de saber como cobrar o cliente de forma eficiente

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque – Santa Catarina, quinta-feira, 24 de março – Nenhuma empresa ou empresário gosta, mas às vezes é necessário cobrar um cliente. Como fazer isso da melhor maneira para não estragar a relação e nem afetar a imagem da empresa com o cliente?

Continua depois da publicidade

Existem formas de fazer isso que podem ser estratégias para ser bem sucedida. Contudo, é preciso cautela para não aborrecer o seu cliente e assim perde-lo. O Humor do Mercado ressalta a importância de saber fazer essa cobrança, principalmente para manter o negócio de pé e as finanças em dia.

Confira: Como saber se tenho dinheiro no Banco Central? Confira a passo a passo

A cobrança é importante para manter a empresa

Não é atoa que muitas empresas grandes, contratam outras empresas terceirizadas para realizar essa função. Principalmente por ser algo complexo de difícil de fazer. Cobrar um cliente exige jogo de cintura e dependendo do caso se torna um verdadeiro desafio.

Cobrar um cliente de forma eficiente e com educação

A estratégia é a melhor maneira de ser bem sucedido na cobrança. Contudo, não existem perguntas ou frases prontas para isso, é tudo uma questão de feeling. Entretanto, a educação é a melhor maneira de fazer isso, principalmente por se tratar de um assunto delicado. Muitas vezes o cliente não está inadimplente porque quer, mas, porque teve um imprevisto ou passa por dificuldades, etc.

Sendo assim, é importante lembra-lo de que o seu negócio também tem contas, que o seu produto tem um processo de produção que tem custos, e envolve-lo no assunto, com delicadeza e educação. Mas nunca, deve-se deixar de cobrar.

Continua depois da publicidade
Para você

O que é ESG e como esse sistema contribui para melhorar a imagem da…

Continua depois da publicidade

Abordagem impessoal

Chegar até o cliente pode ser algo difícil, mas é possível cobrar um cliente usando uma linguagem ou abordagem mais impessoal. Como por exemplo, realizar um processo mais comercial para o ato, e trocar as palavras “dívida” para “débito” ou “conta em aberto”.

Além disso, é importante ser direto durante a abordagem e informar um novo prazo para o pagamento ou uma nova condição como transferência, cartão, pix, etc? Tudo que puder ser feito para facilitar o processo, melhor vai ser. Aliás, de acordo com o blog do Nubank, constranger ou ameaçar um cliente é crime, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Veja: O que é e como vai funcionar o SIM Digital. Conheça o novo programa de microcrédito do governo

Dê descontos na hora de cobrar um cliente

Se for o caso de uma dívida antiga e as juros estiverem dificultando o pagamento, talvez perdoar esses acréscimos pode ser uma saída. Faça um novo parcelamento, dê desconto no acréscimo, renegocie.

Na hora de cobrar um cliente, é importante entender a condição do mesmo para saber como ele pode tirar a empresa do prejuízo. Contudo, é preciso ficar atento para não fazer uma negociação que não ofereça vantagem a empresa. O canal da EscolaWeb mostra, exatamente como fazer a cobrança de forma educada.

Saiba mais: Investir em ouro com a crise: saiba como este metal pode ser um “porto seguro”

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies