Regras do INSS: novas regras para gerir e revisar aposentadorias; saiba que Portaria foi assinada segunda-feira (28)

Aposentados devem ficar atentos às novas regras

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, quinta-feira, 31 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – as regras do INSS foram atualizadas, inclusive com alterações para concessão de novos benefícios. Após greve dos servidores públicos previdenciários, nova Portaria foi assinada na última segunda-feira (28). Embora o texto ainda não tenha sido divulgado, já foi sinalizado que será publicada nova Instrução Normativa (IN). E ela terá alterações sobre o regime para benefícios para aposentados.

Continua depois da publicidade

Com as novas medidas, INSS afirma, que dentre as melhoras, estará a facilidade na concessão de aposentadorias. Ou seja, haverão avanços tanto para os servidores quanto aos requerentes, sobre o procedimento administrativo, que atualmente é extremamente moroso. Desse modo, o Humor do Mercado manterá, como sempre, seu leitor atualizado.

Leia também: Auxílio Brasil e CadÚnico: descubra se tem direito ao benefício e como fazer o cadastro

Filas de anos aguardando resultados de pedidos de benefícios no INSS

Atualmente, aposentados e pensionistas do INSS aguardam longas “filas” para que seus pedidos passem por análises. Em outras palavras, muitos ficam anos esperando receber o dinheiro que lhe é de direito. Pensemos humanamente como a população sofre com a burocracia. Assim, com a espera de novas regras do INSS muitos estão se sentindo aliviados.

Contudo, hoje os beneficiários esperam por longo tempo para concessão e análise de seus benefícios. Conforma matéria do G1, publicada em março de 2022, mais de 1,8 milhão de pedidos estão aguardando retorno, tendo em vista dados do final de 2021, do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Você também vai gostar: Golpe no INSS: saiba como se proteger no novo golpe pelo WhatsApp

Novas regras do INSS facilitarão deferimento de pedidos previdenciários

Semana passada, funcionários públicos do INSS realizaram greve, suspendendo os serviços em diversas agências da Previdência Social em todo país. Em resultado, os pedidos que já estavam atrasados, pioraram suas análises com esta paralisação.

Portanto, com a pressão da greve e o acúmulo de requerimentos previdenciários, o INSS anunciou alterações na atual IN (número 77, de 2015). Assim, estão em pauta os seguintes aspectos: cadastramento de pedidos; gestão dos benefícios atuais; procedimento previdenciário; análises sobre acumulação de benefícios, dentre outros. E, desse modo, dar rápido retorno a todos os requerimentos previdenciários que estão travados.

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Como Pedir sua Aposentadoria pela Internet no Meu INSS?”, do canal Ingrácio Advocacia, do YouTube.

Leia mais: Nome sujo: descubra como consultar se seu nome está negativado e como reativar seu crédito

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies