Nome sujo: descubra como consultar se seu nome está negativado e como reativar seu crédito

É possível descobrir se o CPF está negativado gratuitamente

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, sexta-feira, 25 de março – Ter o nome sujo acontece quando dívidas não foram pagas. Ou seja, quando o devedor tem o CPF com registro em um banco de dados que insere restrição de crédito. Em consequência, a pessoa tem seu crédito no mercado imensamente restrito, causando inúmeros obstáculos no dia a dia.

Continua depois da publicidade

O Humor do Mercado lhe ajudará a descobrir se está com o seu nome sujo e como pode começar a limpá-lo. E, melhor ainda, realizar todas consultas gratuitamente. Então, caso não tenha as comunicações feitas pelos credores, consulte seu CPF e descubra por onde começar as suas negociações.

Leia também: Score para liberar cartão de crédito; veja quantos pontos você precisa para ter um

Onde consultar se meu nome está sujo?

Os principais órgãos que mantêm registro de inadimplentes, ou seja, que realiza a negativação de CPF são: Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil. Primeiro, saiba que as informações nestes órgãos não são integradas. Desse modo, pode ser que esteja com o nome sujo em um órgão e não esteja em outro.

Portanto, cada órgão disponibiliza meios diferentes para você poder consultar o seu CPF. Assim, a Serasa disponibiliza os seguintes meios: pelo site da Serasa; pelo aplicativo para celular ou pelo telefone 0800 591 1222. Em seguida, pelos órgãos Boa vista SCPC e SPC Brasil, é possível consultar através dos sites e aplicativos respectivos. Conforme a matéria do mês de março de 2022, do G1.

Confira também: Como acessar o serviço Minha Vida Financeira do Banco Central

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Como limpar o nome sujo?

Sobretudo, quando o nome está sujo é praticamente impossível conseguir crédito no mercado. Assim, não conseguirá, por exemplo, parcelar uma compra ou ter um cartão de crédito. Dessa forma, negociar com os seus credores é o primeiro passo para ter mais tranquilidade financeira.

De pronto, após realizar as consultas nos órgãos de proteção ao crédito, confira se as dívidas inscritas são de fato devidas. Antes de tudo, necessário ficar alerta a todos os golpes que possam acontecer. Ou seja, alguém utilizar os seus dados para realizar, fraudulentamente, compras no mercado.

Confirmando a origem da dívida, deve seguir com a negociação com o credor. Em alguns casos, como, por exemplo, pela Serasa, é possível realizar a negociação diretamente através do site.

Caso não seja possível, deverá entrar em contato diretamente com a empresa credora. Por fim, logo após a formalização do pagamento ou do parcelamento, a empresa deve excluir seu nome dos órgãos de proteção de crédito.

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Como limpar seu nome e sair das dívidas (pra sempre) 4 passos poderosos!”, do Canal ‘Me Poupe!’, do YouTube.

Você também vai gostar: Comprar, financiar ou ter carro por assinatura? Descubra qual é o melhor para seu bolso

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies