Imposto de renda 2022: como fazer a declaração de saques do FGTS? Entenda agora

Muitas pessoas estão ficando com dúvidas sobre a necessidade de incluir o recebimento de valores do FGTS no formulário para a Receita Federal

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, quarta-feira, 6 de abril, por Willames Sales – A sigla FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e após semanas de promessas, o governo finalmente oficializou o saque. O problema é que isso aconteceu poucos dias antes do prazo final de envio da declaração do Imposto de Renda.

Continua depois da publicidade

São muitas as novidades que têm surgido na hora de prestar contas ao Leão. Por conta disso, muitas pessoas estão ficando com dúvidas sobre a necessidade de incluir o recebimento de valores do FGTS no formulário para a Receita Federal. Mas a Humor do Mercado vai te ajudar!

Confira: como pagar IPTU com criptomoedas? Veja como vai funcionar aqui no Brasil clique

Devo fazer a declaração do FGTS?

A resposta é sim! Você deve declarar todo e qualquer saque realizado do FGTS no Imposto de Renda. Então, para ficar bem claro, declaração não depende do valor recebido. Portanto, essa obrigatoriedade ocorre em duas situações: quando o cidadão já tem que declarar o Imposto de qualquer forma ou quando o valor do saque FGTS passar de R$40 mil.

Imposto de renda 2022: como fazer a declaração de saques do FGTS? Entenda agora
Imposto de renda 2022: como fazer a declaração de saques do FGTS? Entenda agora / Créditos de imagem pixabay

Então, em tempos normais o valor recebido do FGTS não possui nenhuma tributação. Porém, a administração da Receita Federal informa que, caso a soma de recebidos isentos seja maior que R$40 mil, haverá sim, tributação. Entretanto, unicamente no caso do saque extraordinário, devera ser incluído apenas na declaração de 2023.

Confira: como fazer cesta de café da manhã? Veja dicas simples para fazer uma renda extra

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Portanto, isso ocorre segundo as rédias da legislação, toda prestação de contas que ocorre no ano acontece com base nas despesas, gastos e rendimentos passados. Entretanto, apenas os saques do FGTS feitos pelo indivíduo em 2021 deverão ser incluídos na declaração do Imposto de 2022.

Como fazer a declaração no Imposto de Renda?

Contanto, é fundamental explicar que esse valor recebido através do FGTS pode justificar uma variação de patrimônio, isso considerando que o contribuinte encontre um fim para a quantia sacada. Então, neste caso acontece quando o valor é usado para financiamentos imobiliários, amortizar ou até para quitar dívidas.

Portanto, o dinheiro resgatado precisa ser incluído na declaração do seu Imposto. Isso vai justificar a variação por meio da situação atual de seu imóvel que, consequentemente ao saque, sofrerá também um aumento no custo de aquisição. Outra justificativa pode ser também da quitação do imóvel.

Então, na hora de declarar o Imposto de Renda, inclua os ganhos do FGTS.FGTS é considerado um rendimento isento de Imposto de Renda. Segundo a matéria, do portal G1, publicada em abril de 2019

Quer saber mais sobre a declaração, então, veja este vídeo, “Como declarar saque aniversario do FGTS no imposto de renda (na prática!) | IR Bot”, esse é um vídeo do canal, “IR Bot” do YouTube.

Confira: como ganhar dinheiro em forma de renda extra todos os meses, sem precisar trabalhar mais? Clique os segredos

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies