Como o pãozinho na chapa ficou tão caro para o brasileiro? Confira

Inflação, variações climáticas e até a guerra, ajudaram o pãozinho a dobrar de valor

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São José do Rio Preto, quarta-feira, 6 de abril, por Sérgio Carrieri – O tradicional pãozinho na chapa na padaria nunca esteve tão caro no país. Além disso, em alguns casos, o aumento chega a 100%. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, o Humor do Mercado vai tentar mostrar os motivos para tantos aumentos. Principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, onde foram realizadas as pesquisas de preços. Contudo, vale salientar que houve aumentos em todas as regiões do país.

Como o pãozinho na chapa ficou tão caro para o brasileiro. Confira - Pixabay -
Como o pãozinho na chapa ficou tão caro para o brasileiro. Confira – Pixabay –

Leia também: Isenção de imposto de renda: Receita Federal aumenta isenção de IR na venda de imóveis; saiba quais foram as mudanças

Feiras-Livres em SP e RJ são até 30% mais baratas que supermercados

A princípio, foram visitados pela associação cerca de 60 pontos comerciais nos dois estados. Além disso, o objetivo era avaliar 870 itens entre frutas e verduras, e saber onde era possível economizar mais. Sobretudo, o que mais chamou a atenção, foram as grandes variações de preços.

Ainda mais se compararmos a aquisição desse tipo de produto em supermercados, ao invés de uma feira livre. Por exemplo, em SP as feiras foram cerca de 22% mais baratos e no RJ, essa variação de preços chegou a 30%. Ou seja, é muito mais vantajoso andar e pesquisar preços, apesar do conforto de um supermercado.

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Confira: Como fazer a declaração do Imposto de Renda sendo MEI? Veja o passo a passo

Até o pãozinho na chapa ficou mais caro

O preço das verduras também foi afetado nesse início de ano em grande parte pela alta das chuvas pelo país. Por outro lado, o ano passado foi afetado justamente pela falta de chuvas, principalmente no cultivo do café. Conforme descrito no artigo de ontem do Portal Jovem Pan.

Assim como, a alta da inflação global provocada pela guerra no leste europeu ajudou na alta de preços. Ainda mais que a região é grande produtora de grãos, impactando numa redução de oferta de derivados de trigo. O que significa que o nosso tradicional pãozinho na chapa na padaria vai ficar mais caro.

Chegando inclusive em alguns pontos, a ter uma variação acima de 100%, segundo a pesquisa. Então, o consumidor terá que pesquisar nas padarias, pelo café da manhã mais barato. Quer saber um pouco mais sobre os impactos da inflação? Então, assista o vídeo abaixo do canal Rede TV Jornalismo.

Leia também: Criptomoeda que paga para você fazer exercícios: confira como que funciona agora

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies