Como pagar menos imposto de renda? Confira mais detalhes aqui

Conhecer o funcionamento do Imposto de Renda deste ano é muito importante para aumentar suas vantagens

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, terça-feira, 5 de abril, por Willames Sales – No início de todo o ano, a declaração de Imposto de Renda é motivo de muitas dúvidas entres os contribuintes. Nesse sentido, milhares de pessoas se perguntam se existem formas de pagar menos ou de melhorar a restituição. Confira as melhores dicas a seguir para conseguir esses benefícios.

Continua depois da publicidade

Conhecer o funcionamento do Imposto de Renda deste ano é muito importante para aumentar suas vantagens. Assim, você evita cair na ”malha fina”, por exemplo, e pode garantir alguns ”upgrades. Hoje, no Humor do Mercado, vamos revelar quais as melhores estratégias para aumentar seus ganhos.

Confira: imposto de renda como saber se vou precisar declara em 2022? Clique e confira os detalhes

Dicas para pagar menos Imposto de Renda

Em primeiro lugar, os contribuintes devem saber que é possível abater valores significativos do cálculo. No caso de dependentes, por exemplo, pode-se subtrair até R$ 2.275,08 na alíquota. No entanto, é preciso ficar atento a isso, pois os rendimentos dessas outras pessoas também deverão entrar nos cálculos.

Como pagar menos imposto de renda? Confira mais detalhes aqui
Como pagar menos imposto de renda? Confira mais detalhes aqui / Créditos de imagem pexels

Se o dependente não possuir nenhuma fonte de renda, existem parâmetros a seguir para realizar o cálculo. Você poderá incluir filhos ou enteados de até 21, ou mais (casos estes sejam incapacitados de forma física ou mental para trabalhar), assim como filhos ou enteados de até 24 anos no ensino superior, ou técnico (de 2º grau).

Confira: impréstimo PicPay, veja o passo a passo para solicitá-lo pelo seu celular em 2022

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Além disso, informar todas as reformas que você realizou em seu imóvel pode ser bem vantajoso. Poucas pessoas sabem desses detalhes, mas, conforme a Receita Federal, a valorização de sua casa ou apartamento pode diminuir a taxação. Contudo, o ideal é conferir as políticas do cálculo no site oficial do governo.

Gastos dedutíveis

A declaração completa exige os gastos dedutíveis, reduzindo a base do cálculo. Mas, afinal, quais são os valores para cada área e como informá-los? É bem simples, no caso dos custos com educação, por exemplo, os contribuintes podem abater até R$ 3.651,50 a cada Certificado de Pessoa Física (CPF).

No caso da previdência privada, as pessoas com Plano Geral de Benefício Livre (PGBL) podem abater certas quantias. Segundo o governo federal, o limite é de 12% em cima dos rendimentos que podem ser tributáveis. Assim como nos abatimentos dos dependentes, o contribuinte deve se informar sobre o valor máximo de cada área.

Segundo uma matéria publicada no portal g1, em março de 2022, diversos gastos podem ser dedutíveis. Desse modo, isso se torna a maneira mais eficiente de pagar menos Imposto de Renda. Confira quais valores você poderá abater e realize sua declaração, que estará disponível até 31 de maio.

Veja este vídeo, “Imposto de renda 2021 | Como declarar o I.R. na prática”, esse é um vídeo do canal, “O Primo Rico” do YouTube.

Confira: como fazer empréstimo usando o FGTS? Confira aqui se vale a pena fazer

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies