Tenho que pagar gorjeta obrigatória? Veja o que diz a lei sobre o assunto

Muitas vezes há um adicional de 10% sobre o valor gasto

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque, sexta-feira, 15 de abril, por Daiane de Souza –  E então você chega ao Caixa para fazer o pagamento da sua conta e há uma adição de até 15% sobre o valor final da conta. A primeira coisa que se pensa é “ué, o que eu gastei a mais que não me recordo?”. Então, ao questionar, você descobre que está havendo a adição de uma gorjeta obrigatória. Esse tipo de cobrança extra para pagar o garçom e até mesmo a banda que está tocando no lugar, como forma de incentivo. 

Continua depois da publicidade

Portanto, no artigo de hoje, Humor do Mercado abordará se é obrigatório realizar  um pagamento e o que deve ser feito caso não pague ou não queira pagar.  O estabelecimento pode chamar a polícia? Se quiser saber mais sobre os seus direitos, basta continuar a leitura aqui conosco. 

Confira mais: Imposto de renda de aposentados: veja como ter isenção extra na declaração de IR 2022

A gorjeta obrigatória tem que ser paga mesmo? Saiba o que diz a lei e proteja o seu bolso 

De acordo com uma matéria que foi publicada pelo portal do G1, no ano de 2017 em maio, a lei da caixinha entrou em vigor no estado de São Paulo  e estava dividindo opiniões. O decretado pelo estado era que o valor que fosse adicionado e doado entraria para a folha de pagamento dos garçons e que o valor de adicionar 10% sobre a conta iria ser opcional. A matéria havia sido publicada por Paula Paiva Paulo.

Para você

Quanto custa ficar 1 semana em Florianópolis? Veja estimativa de…

Continua depois da publicidade

Você também vai gostar: Quais são as melhores criptomoedas para investir em 2022? Conheça quais são as criptos mais promissoras e como investir

Continua depois da publicidade

Ou seja, o estabelecimento tem que perguntar ao cliente se ele realmente tem interesse em fazer o pagamento a mais e não pode o obrigar a pagar. 

Muitos estabelecimentos obrigam o cliente a pagar de forma obrigatória, mas  levar os produtos até a mesa dele já está incluso no serviço, ou seja, no preço final do produto. Isso é crime e pode causar multas ao estabelecimento. 

Em suma,  o canal do Youtube que pertence à Juliana Matos tem um vídeo que aborda um pouco mais sobre o assunto. Portanto, se tem alguma dúvida, basta continuar a leitura aqui conosco porque deixamos o conteúdo logo abaixo. 

Leia mais aqui: Luciano Hang, dono da Havan, é o 10° brasileiro mais rico segundo a Forbes. Veja detalhes

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies