Imposto de renda: como saber se vou precisar declara em 2022? Clique e confira os detalhes

O Imposto de Renda deve ser declarado todos os anos e sempre é gerenciado pela Receita Federal

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, segunda-feira, 4 de abril de 2022, por Willames Sales – A declaração de Imposto de Renda é obrigatória para todos que tiverem R$28 mil ou mais de renda anual. Você deve fazer a declaração para a Receita Federal e, de acordo com sua renda, se calcula o imposto. Entretanto, o processo de declaração pode ser muito confuso e gerar muitas dúvidas.

Continua depois da publicidade

Portanto, o Imposto de Renda deve ser declarado todos os anos e sempre é gerenciado pela Receita Federal. Porém, ele não é obrigatório para todos, isso varia conforme a renda total e comprovação de dependentes de cada pessoa. Caso haja qualquer dúvida, confira mais detalhes no Humor do Mercado.

Confira: imposto de Renda, qual o valor da multa? Confira como efetuar o pagamento

Sou obrigado(a) a pagar o Imposto de Renda?

Para conferir a necessidade da declaração, basta observar pelo site da Receita Federal. Então,  utilizando seu CPF, você vai gerar um código de acesso. Em seguida, basta entrar no portal e-CAC e fazer login. Lá você encontra seu status do Imposto de Renda, que pode estar com pendência ou como cancelado.

Imposto de renda: como saber se vou precisar declara em 2022? Clique e confira os detalhes
Imposto de renda: como saber se vou precisar declara em 2022? Clique e confira os detalhes / Créditos de imagem pexels

Entretanto, há também a forma manual de verificar se você precisa pagar a declaração do imposto. Deve fazer o pagamento quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 em 2021. Algumas outras podem ser verificadas no site da Receita Federal.

Leia também: imposto de Renda, descubra como calcular o valor e evitar imprevistos nas finanças em 2022

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Além disso, outra dúvida muito frequente é sobre quais documentos pessoais devem estar presentes na declaração. Esses são: documento de identidade, endereço, dados bancários e declaração de dependentes. Em seguida, leve um dos comprovantes exigidos a seguir. Você deve informar seu salário. Além do salário, informe o rendimento bancário. E não esqueça do rendimento de aposentadoria ou pensão.

Comprovantes de pagamento

Por fim, para baratear sua receita, você deve mostrar os comprovantes de pagamento. Eles vão funcionar como um atestado de seus gastos nos últimos meses. Dessa forma, com esse atestado, você vai provar para o governo que alguns gastos são inevitáveis, e pode ser que você seja restituído.

Segundo a matéria publicada, no portal G1 em março de 2022, os comprovantes aceitos, estão os recibos de serviços da área da saúde, como médicos, odontológicos e fisioterapeutas. Por ser um gasto com a saúde, é inevitável e pode ser isento do imposto. Além disso, ainda é possível um retorno fiscal do valor das consultas.

Por fim, gastos com educação como escolas de ensino fundamental, ensino médio, superior, pós-graduação ou técnico, também são restituíveis. Porém, cursos de idiomas, cursos de extensão ou cursinhos preparatórios não se enquadram.

Veja este vídeo, “Imposto de Renda 2022: confira o passo a passo para fazer a declaração”, esse é um vídeo do canal, “Jornal O Globo” do YouTube.

Confira: como utilizar a declaração do imposto de renda pré-preenchida? Veja como é simples e rápido

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies