Entenda o que é o IPO, uma estratégia que pode fazer o valor de uma empresa se multiplicar rapidamente

Com a estratégia IPO uma empresa promissora pode sair rapidamente do anonimato para o topo no mercado de ações

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, 28 de março ─ O mercado financeiro é um sistema complexo, que reúne diversas estratégias para acumular dinheiro. Com efeito, grandes fortunas surgiram dentro desse universo que poucas pessoas conhecem completamente. Para quem busca informações sobre o tema é aconselhável que entenda o que é o IPO.

Continua depois da publicidade

Initial Public Offering (IPO) que traduzido para o português significa Oferta Pública Inicial. Nesse sentido, foi com essa estratégia que muitas empresas de tecnologia conseguiram levantar um capital de centenas de milhões de dólares em pouco tempo. Uma técnica recorrente no mercado financeiro que o Humor do Mercado explica aos seus leitores.

Leia também: Entenda o que são commodities e como a variação de preço no mercado afeta a sua rotina

Antes de entrar no mercado financeiro entenda o que é o IPO

Uma operação financeira de IPO tem início quando uma empresa resolve lançar ações na Bolsa de Valores pela primeira vez. Portanto, com essa medida uma empresa que pertencia a uma só pessoa ou a um pequeno grupo passa a ter milhares, ou milhões de sócios.

Entretanto, para executar essa ação a empresa tem que se enquadrar nas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o órgão regulador do mercado de capitais brasileiro. Assim, é na CVM que a empresa vai expor a quantidade de ações e o valor unitário das mesmas, entre outras informações.

Para manter o controle e a administração do empreendimento os proprietários ficam com a maioria das ações, vendendo o restante de forma fracionada. Desse modo, com o sucesso da operação é possível arrecadar fundos para novos investimentos sem que haja mudanças na direção da empresa.

Continua depois da publicidade
Para você

Gol (GOLL4): BTG recomenda compra e joga preço-alvo em R$31,00

Continua depois da publicidade

Leia e entenda como funciona o Swing Trade, a estratégia que os especialistas indicam aos iniciantes na Bolsa de Valores

Venda antecipada das ações

O início das vendas acontece por meio de uma reserva do número de ações que os interessados desejam adquirir. Além disso, os futuros investidores precisam atender requisitos previamente traçados, como um valor mínimo para investir, por exemplo. O normal é que durante o IPO as ações tenham um preço bem atraente que agrade os novos investidores.

Em seguida ao IPO o próprio mercado financeiro se encarrega de valorizar as ações através do movimento de especulação de compra e venda. Na verdade, é essa dinâmica a responsável pela rápida subida do valor geral das novas ações.

Assim, quando a empresa é bem aceita no mercado a ação de IPO gera fortunas em um curto espaço de tempo, e a história do mercado de ações está cheia de exemplos desse modelo de estratégia.

Por fim, essas informações básicas são suficientes para que o leitor entenda o que é o IPO, uma estratégia empresarial para conseguir um rápido aporte de capital. Contudo, o site Canaltech também tem uma matéria sobre o tema, e o YouTube tem vários vídeos como o que se encontra abaixo do canal TecMundo.

Saiba que o empréstimo para MEI e pessoa física tem condições especiais com o SIM Digital. Confira as novidades

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies