Como funciona o Tesouro Direto? Veja como investir da forma correta clique aqui

O total de investidores ativos em fevereiro chegou a 1.862.785

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Goiânia, terça-feira, 12 de abril, por Willames Sales – Você sabe como investir no Tesouro Direto? Hoje, vamos te apresentar a maneira correta de aplicar seu dinheiro. A princípio, a coisa mais importante é que você entenda, o que é, e quais são as opções de títulos nesta modalidade de investimento. Desse modo, fica mais fácil se tornar um investidor. 

Continua depois da publicidade

Pode até parecer assustador entrar no mercado financeiro sem ser um perito no assunto. Contudo, não se preocupe, pois, vamos te ajudar com todas as informações que precisa para começar a aplicar! Além disso, essa é uma categoria de investimento das mais seguras do mercado, já, já você ficará por dentro do assunto aqui no Humor do Mercado.

Confira: o que é PicPay e como funciona? Confira mais sobre esta carteira

O que é o Tesouro Direto e como ele funciona? Conheça os títulos e saiba como investir

A saber, o Tesouro Direto é um dos investimentos mais populares aqui no Brasil, até porque essa modalidade de investimento possui uma carteira para iniciantes. Se esse é o seu caso, está apenas começando a investir, saiba que essa é uma ótima opção para você. No entanto, antes de aplicar, você precisa saber o que é um Título Público.

Funciona do seguinte modo, o governo emite títulos de dívidas com o propósito de quitar seus gastos, ou seja, ao comprar um título você está investindo no governo. Sem dúvida, é uma opção que beneficia ambos os lados, o governo que precisa de mais dinheiro e a você que empresta e recebe o dinheiro com juros. 

Como funciona o Tesouro Direto? Veja como investir da forma correta clique aqui
Como funciona o Tesouro Direto? Veja como investir da forma correta clique aqui / Créditos de imagem pixabay

Quando você adquire um título do governo, você se torna credor do Tesouro Nacional. Essa é uma das maneiras mais seguras de investir, até porque, estamos falando de investir no país. O Tesouro Direto é um programa criado em 2002, com o intuito de captar dinheiro com maior facilidade, assim, o acesso aos ativos foi democratizado.

Continua depois da publicidade

Desde então, pessoas físicas podem ter acesso aos títulos públicos, antes, apenas os grandes bancos conseguiam aplicar em títulos da dívida do governo. De fato, os fundos de investimentos que precederam o Tesouro Direto, excluíam a modalidade de pequenos investimentos, bem diferente do que vigora no momento. Após essa breve contextualização, veja a seguir o que é o Tesouro Direto!

Continua depois da publicidade

O que é?

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional e como dito anteriormente, ele possibilita que pessoas físicas comprem títulos federais. A saber, essa é uma criação do governo, em parceria com a Bolsa de Valores que dispõe de uma plataforma on-line para que as pessoas possam negociar.

Leia também: como ganhar dinheiro em forma de renda extra todos os meses, sem precisar trabalhar mais? Clique os segredos

O que diferencia o Tesouro Direto de outras categorias de investimento? A principal delas é que, o tesouro possui diversas opções de títulos, com prazos e rentabilidade que podem variar, então, você pode escolher a modalidade que mais te agrada. Além disso, você pode fazer a recompra do seu título a qualquer momento.

Então, se você estiver precisando do dinheiro investido, você pode reaver antes do vencimento do prazo estipulado no ato do acordo. Para isso, você precisa entrar na plataforma online em dias úteis e em horário comercial, que vai das 9:30 até as 18:00. Em seguida, conheça as modalidades de títulos do Tesouro Direto.

Quais tipos de títulos existem nessa modalidade?

A princípio, você precisa saber que os títulos são divididos em duas categorias, elas são: prefixados e pós-fixados. O título prefixado é aquele que você sabe qual será o rendimento no ato da contratação e o pós-fixado, rende de acordo com um índice de variação, mas não há como prever um valor final do título. 

Agora, conheça às três opções de títulos, sendo dois pós-fixados e um prefixado, observe:

No Tesouro Direto existem os seguintes títulos:

  1. Selic;
  2. IPCA+;
  3. Prefixado.

Prefixados:

  1. Tesouro Prefixado e o com juros semestrais.

Pós-fixados:

  1. Tesouro Selic;
  2. IPCA +.

Como investir no Tesouro Direto? 

Para se tornar um investidor no Tesouro Direto não há grandes requisitos, basta ter CPF e uma conta bancária ou em uma corretora de investimentos. Uma dica: o Nubank possui uma plataforma prática e intuitiva que se chama NuInvest, nela você pode realizar investimentos em títulos do governo. Além disso, o app tem muitas informações interessantes sobre aplicações, vale a pena conferir!

Como funciona o Tesouro Direto? Veja como investir da forma correta clique aqui
Como funciona o Tesouro Direto? Veja como investir da forma correta clique aqui /

Investir através da plataforma da instituição bancária é bem simples, mas se preferir você pode utilizar a plataforma do Tesouro Direto. Para isso, se cadastre, envie todos os documentos que vão solicitar, desse modo, poderá investir diretamente através do site do tesouro. Após ter efetuado o cadastro, é hora de enviar o dinheiro para a corretora e escolher no que deseja investir.

Passo a passo para facilitar:

  1. Primeiramente, se cadastre no Tesouro Direto;
  2. Depois, transfira o dinheiro;
  3. Com o valor compensado, é hora de escolher o título;
  4. Agora, decida quanto deseja investir;
  5. Por fim, é hora de concluir o investimento, conduza isso pelo canal que se cadastrou, ou seja, através da instituição, app ou site oficial do Tesouro Direto.

Com toda a certeza, essa é uma ótima forma de investir e fazer seu dinheiro render com juros. De acordo com uma matéria da Agência Brasil, publicada no portal da Exame, em março de 2022, o total de investidores ativos em fevereiro chegou a 1.862.785. 

De fato, as pessoas se sentem seguras ao investir no Governo Federal, por isso, atrai um alto número de investimento. “O título que mais atraiu os investidores foi Tesouro Selic, indexado à taxa básica de juros, que totalizou, em vendas, R$ 1,9 bilhão e correspondeu a 59,76% do total”. Se você desejar investir, essa é uma ótima opção.

Que tal concluir com dicas? Vamos nessa?

Para saber mais sobre investimentos no Tesouro Direto, acompanhe o blog, pois temos sempre  novidades sobre o assunto. Por fim, antes de escolher onde deseja investir, avalie suas opções. Como visto acima, o Tesouro Selic tem conquistado adeptos, até porque, os riscos são baixos e o rendimento está atrelado aos juros. 

Se você é iniciante ou conservador com os riscos, essa é a opção certa para você. No entanto, se você quiser testar as modalidades, utilize o simulador de juros do Tesouro Direto, basta acessar a plataforma virtual. Desse modo, você pode colocar as informações da aplicação que deseja fazer e assim você conseguirá ter uma noção do valor a receber.

Veja o vídeo, “[Tesouro Direto] Qual é o melhor título do Tesouro para investir agora? Selic, Prefixado ou IPCA?”. Esse é um vídeo, do canal “Sofia Abreu – Servidor que Investe” do YouTube.

Confira: qual o valor dos ingressos para o Rock in Rio? Veja os valores e as datas

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies