Entenda o que são commodities e como a variação de preço no mercado afeta a sua rotina

As commodities são mercadorias que as indústrias utilizam com frequência para produzir outras categorias de mercadorias

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, 26 de março ─ A palavra é do idioma inglês e significa mercadorias. Somente a tradução já facilita a compreensão e ajuda ao leitor a entender o que são as commodities, bem como a influência que as mesmas exercem na vida das pessoas, mesmo as que não sabem nada do mercado financeiro.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, o Humor do Mercado explica aos seus leitores de forma simples e direta o significado das commodities, para que essa palavra não os incomode mais, ao menos quanto ao que ela significa.

Entenda como funciona o Swing Trade, a estratégia que os especialistas indicam aos iniciantes na Bolsa de Valores

O que são commodities no mercado financeiro

As commodities são mercadorias que as indústrias utilizam com frequência para produzir outras categorias de mercadorias. Em outras palavras, são as matérias-primas, que após o processamento industrial entram no mercado consumidor.

Dessa forma, sempre que o leitor pensar em algum artigo que serve de base para a fabricação de outro, pode estar diante de uma commodity (singular). Assim, produtos como petróleo, trigo, soja, madeira, entre outros, servem de exemplo do que são commodities.

Como é possível constatar, existem muitas commodities. Entretanto, a palavra agrupa de modo específico os produtos que tem a sua comercialização por meio das Bolsas de Valores ao redor do mundo. Aliás, é por esse motivo que a variação dos preços influi na vida do cidadão comum. Logo, quando o milho (que é um commodity) sobe de preço, o famoso cuscuz também fica mais caro.

Continua depois da publicidade
Para você

Gol (GOLL4): BTG recomenda compra e joga preço-alvo em R$31,00

Continua depois da publicidade

A influência das commodities na vida comum segue a lei de oferta e procura que orienta as operações de compra e venda. Portanto, quando há muita mercadoria o preço fica mais baixo, caindo a oferta dos produtos o preço sobe. As commodities agrícolas como o milho e a soja, por exemplo, costumam ter queda ou alta de preço em função da safra boa, ou fraca.

Leia aqui como conquistar a liberdade financeira. Bons conselhos que podem mudar a sua vida

Tipos de matérias-primas

Para efeito de comércio internacional as commodities se dividem em minerais (ferro, petróleo), agrícolas (café, açúcar), ambientais (madeira, energia), e financeiras (euro, real, dólar americano). As palavras entre parênteses representam alguns exemplos de cada categoria, já que a variedade é bem grande.

O tipo mais desconhecido do grande público é a commodity financeira. Com efeito, embora não sejam mercadorias no sentido tradicional, são commodities, já que são negociadas nas Bolsas de Valores.

O assunto é amplo e existem até livros sobre o tema e no site da SERASA, entre outros, o leitor que tenha interesse no tema vai encontrar informações adicionais, bem como no vídeo do canal InvestNews, que está logo abaixo.

Saiba que o aumento nos preços dos alimentos no mundo vai piorar os efeitos da fome

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies