Saiba a origem da Rabanada e as curiosidades deste prato tradicional de final de ano

Anúncio


Sobretudo, toda vez que o Natal se aproxima, uma série de pratos e produtos típicos de Natal voltam para mesa. Para aqueles que gostam de cozinhar a chegada da data é especial. Deste modo, a coluna Lar Doce Lar, desta, quarta-feira, 22 de dezembro mostra a origem da rabanada e como preparar.

Leia mais: Unhas Quebradiças? Veja O Que Pode Ser E Como Fazer Para Recupera-Las

Qual a origem da rabanada?

Rabanada é um prato tradicional que não pode faltar como aperitivo de natal
Rabanada é um prato tradicional que não pode faltar como aperitivo de natal – Foto: Adobe Stock

Uma época em que ingredientes como castanhas, lichia (uma fruta em ascensão), panetone, peru e rabanadas, são muito utilizados na ceia de natal. Deste modo, a rabanada é um dos pratos mais tradicionais e populares do Natal Brasileiro.

Depois de tantos anos de existência da receita, surgiram algumas variações na receita tradicional. Sendo assim, agora é possível encontrar diferentes versões, como a adição de vinho do Porto, frutas vermelhas e o acompanhamento de creme inglês.

No entanto, a história da rabanada é cercada de algumas lendas incertas, e a primeira foi uma maneira de reaproveitar o pão amanhecido. Além disso, o pão sempre foi considerado um alimento sagrado, representado pelo corpo de Cristo para os cristãos.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Óleo De Coco: Conheça Os Benefícios Desse Poderoso Produto Para Os Fios

Continua depois da publicidade

Origem portuguesa

Nesse sentido, sua origem sempre se refere a Portugal, mas variações de torradas francesas. Podem ser encontradas também em todo o mundo, como o “Eggy chuck” na Inglaterra, o “French toast” nos Estados Unidos e o “Pain Perdu” na França.

Apesar disso, a rabanada mostra que provavelmente tem uma referência francesa. Contudo, é muito provável que a sua origem seja portuguesa. A princípio, com a colonização herdamos de Portugal, a influência da culinária portuguesa.

Em primeiro lugar, mesmo perdendo espaço pelo panetone. Mas, a rabanada ainda é muito realizada por várias famílias na ceia de natal, em vários estados, principalmente do nordeste. O nome “rabanada” vem de uma história que este doce de Natal ajudou na produção do leite materno durante a gravidez e, portanto, foi sempre oferecido às mulheres grávidas.

Além disso, a rabanada é um dos pratos que só aparece no período natalino, apesar de ser uma sobremesa considerada calórica e muito apreciada. Deste modo, ele não caiu no esquecimento dos brasileiros.

Contudo, a rabanada não é consumida apenas no Brasil, em alguns países a tradição de comer em festas de final de ano também existe há muito tempo.

Receita de Rabanada

Receita de Rabanada tradicional
Receita de Rabanada tradicional – Foto: Adobe Stock

Para você que pretende fazer a receita tradicional de rabanada, saiba que não precisa de muitos ingredientes. O grande destaque deste prato é que você pode reaproveitar pães velhos, duros e amanhecidos. 

Além disso, para preparar basta ter ovos, leite, canela e açúcar. Sendo assim, separe 4 pães franceses; 2 xícaras de chá de leite, 1 lata de leite condensado, 3 ovos batidos, e canela a gosto. Óleo para fritar!

O preparo é mais simples do que você imagina, basta cortar os pães em fatias, depois, em um refratário misture leite com leite condensado. Em seguida, mergulhe as fatias de pão nesta mistura. 

Logo, em outro refratário bata os três ovos e adicione a canela, não esqueça de mergulhar as fatias também nos ovos. Depois disso, frite as rabanadas no óleo quente e escorra no papel toalha ou grade. 

Por fim, polvilhe canela e açúcar nas rabanadas e leve para a geladeira para servir a sobremesa geladinha.

Veja mais: 5 Coisas Que Quem Tem Cabelo Cacheado Nunca Deve Fazer

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Carregando comentários aguarde...
...