Ovos de galinha: dicas simples para aumentar a produção

Ovos de galinha: dicas simples para aumentar a produção. Foto: Pixabay
Ovos de galinha: dicas simples para aumentar a produção. Foto: Pixabay

Os ovos de galinha são importantes para a saúde e, também, pode render um bom dinheiro para quem produz. No caso, não vamos nos referir aos grandes produtores, mas, sim, aos pequenos proprietários de terra.

Afinal de contas, muita gente usa os ovos de galinha para consumo própria. Mas, outros acabam usando produto para revender na região e ganhar um dinheiro extra.

Até por conta disso, algumas dicas simples podem ajudar esse processo e garantir a melhora da qualidade do ovo. Isso sem contar que a própria galinha poderá ficar com uma qualidade melhor dentro do espaço.

O que fazer para aumentar a produção de ovos de galinha?

Ovos de galinha: dicas simples para aumentar a produção. Foto: Pixabay
Ovos de galinha: dicas simples para aumentar a produção. Foto: Pixabay

Primeiramente, um dos métodos mais simples para conseguir aumentar a produção de ovos de galinha é de graça. Ou seja, ampliando o espaço livre para que elas possam circular dentro de uma determinada propriedade.

Então, se a galinha fica confinada em um poleiro, a tendência é que produza menos ovos. Consequentemente, a qualidade do produto e o rendimento também será menor.

Quando o animal fica para fora e tem mais espaço, a tendência é aumentar a produção dos ovos de galinha. E isso tem uma explicação muito simples. De acordo com especialistas, elas sempre se alimentam de mais grãos, mais sementes e até mais insetos.

Com essa liberdade e maior bem-estar do animal, a produção de ovos vai aumentar. Além disso, também vai conseguir fazer ovos ainda maiores e com mais qualidade nutritiva.

O Tecnotícias, seu portal preferido da internet, vem sempre acompanhando as notícias e curiosidades do mundo agro.

O que é bom para galinha botar ovos todos os dias?

Atualmente, algumas técnicas das mais simples ajudam a produção diária dos ovos de galinha. Assim como as pessoas precisam de uma alimentação saudável, os animais também precisam.

Logo, as galinhas precisam do consumo regular de milho, o que aumenta a resistência delas no dia a dia. Contudo, não para por aí na dieta desses animais.

Isso porque o farelo de soja e o farelo de trigo são ainda mais fortes para ajudar. E, com as galinhas mais saudáveis, a produção diária tende a aumentar.

Uma questão favorável é que esses grãos são baratos e encontramos em qualquer região. Mas, para finalizar, também vale uma dica de ouro: deixar os animais sempre próximos da luz solar. Consequentemente, os ovos de galinha terão essa produção maior e com muito mais consistência, somados a todos os outros truques anteriores.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque