Café da roça: com esses truques, vai ficar uma delícia

Café da roça: com esses truques, vai ficar uma delícia. Foto: Pixabay
Café da roça: com esses truques, vai ficar uma delícia. Foto: Pixabay

Tomar café da roça é um ato dos mais prazerosos para muita gente. Principalmente para quem cresceu no aconchego de uma cidade do interior, longe da badalação e em total tranquilidade.

Mas, quando também falamos em café da roça, não se limita apenas ao produto em si. Isso porque tem todo um acompanhamento, além, claro, do grão mais desejado por muita gente.

Outros acompanhamentos, como bolos, doces e um local adequado, vão fazer toda uma diferença. E vai se sentir como se estivesse na casa da vovó, saboreando o que tem de melhor na roça.

Como fazer o café da roça perfeito?

Café da roça: com esses truques, vai ficar uma delícia. Foto: Pixabay
Café da roça: com esses truques, vai ficar uma delícia. Foto: Pixabay

Primeiramente, vamos falar do café da roça, mas da bebida especificamente. Com isso, vamos começar lembrando que o uso do coador é fundamental para que fique mais forte e mais consistente.

Então, vamos aquecer a água, até começar a formar bolhas. Em seguida, vamos passar pelo coador, deixando de fora o líquido já usado.

Posteriormente, vai pegar o pó de café, preferencialmente moído na hora. E colocar no filtro, onde vamos regar com a água. E o ideal é fazer em movimentos de forma circular, que molhe totalmente aquele pó.

Com isso, o café vai caindo aos poucos no bule, quentinho, e com muita consistência. Assim, para finalizar, basta adoçar a gosto, ou deixar que cada um coloque açúcar em sua xícara.

Quanto aos recipientes, vale tentar aquelas xícaras de porcelana ou de metal. Isso vai dar um charme a mais na hora de tomar o café da roça quentinho.

O Tecnotícias, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia e as principais dicas do mundo agro.

Outros itens para compor o café

Mas, não só da bebida se faz o café na roça, que tem outros itens indispensáveis. E um deles é o famoso e tradicional pão de queijo, que surgiu em Minas Gerais. Para compor a mesa, pode até mesmo ser simples recheado com requeijão ou goiabada.

Por falar nisso, a goiabada e o requeijão devem compor a mesa do café, como complementos. E, claro, não pode faltar o delicioso bolo de fubá, algo típico do interior.

Agora que já está com água na boca, vem mais um pouco: o ovo mexido e o cuscuz de milho também podem compor a mesa. Além disso, não pode faltar a geleia (de diversos sabores) e a manteiga.

Por fim, o café da roça fica ainda mais completo se tiver outros tipos de pães, onde vamos comer com a geleia. Depois, é só curtir o momento em família ou entre os amigos, para uma experiência das mais agradáveis.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque