Eucalipto: bom investimento, mas com riscos à natureza; confira

Eucalipto: bom investimento, mas com riscos à natureza; confira. Foto: Pixabay
Eucalipto: bom investimento, mas com riscos à natureza; confira. Foto: Pixabay

O eucalipto é uma árvore conhecida por render muito retorno financeiro a quem planta. Mas, por outro lado, também causa sérios problemas no meio ambiente, se não tiver uma ponderação.

Então, para ter uma plantação de eucalipto, é preciso sempre pesar na balança e ver esses impactos. Assim, muita gente até mesmo vem deixando essa planta de lado por conta disso.

Ainda assim é possível que a gente faça uma produção dessas, de forma sustentável, sem agredir tanto o ambiente. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Qual o impacto ambiental do eucalipto na natureza?

Eucalipto: bom investimento, mas com riscos à natureza; confira. Foto: Pixabay
Eucalipto: bom investimento, mas com riscos à natureza; confira. Foto: Pixabay

Primeiramente, quando se está decidido a plantar eucalipto, deve sempre se preocupar com o local. Isso porque algumas pesquisas científicas comprovam que a planta próxima de rios ou riachos pode ser prejudicial.

Tudo porque se trata de uma planta que retém menos água da chuva em relação a outras espécies. E acaba, muitas vezes, afetando a qualidade daquela água do rio.

Consequentemente, vai ser prejudicial também para as pessoas, aos animais e até mesmo para o processo de irrigação. Logo, a produção e plantação indiscriminada do eucalipto vem sendo motivo de muita preocupação por parte das autoridades no país todo.

O fato é que essa planta ajuda a diminuir o fluxo de rios e córregos. E, em tempos de preocupação com o aquecimento global, isso é um problema e um complicador em muitos casos.

Ainda vale lembrar que toda essa característica da planta também ajuda a aumentar a erosão do solo. Até por conta disso, o cuidado é essencial para evitar problemas ainda maiores.

O Tecnotícias, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando os principais assuntos ligados ao mundo agro.

Qual o tempo de vida do eucalipto?

Quando se opta pela plantação de eucalipto em um determinado lugar, se destaca a durabilidade da madeira. Isso porque chega a durar entre 10 e 30 anos após o corte.

Por isso, essa é uma árvore tão cobiçada e visada para a produção. E que garante esse lucro tão sonhado para os produtores do setor.

Mas, sempre vale ressaltar, que esses cuidados básicos precisam ser tomados. Na plantação do eucalipto, se evitar sempre as regiões próximas a rios e lagos. Em média, uma planta dessa consome até 46,2 litros diários de água do solo.

Assim, quando se fala em eucalipto, se tem a vantagem financeira, com rendimento garantido. Mas, se plantar e cortar de forma mais ampla, vai trazer prejuízos para o meio ambiente.

 

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque