Forno a lenha: como limpar de forma prática e rápida

Forno a lenha: como limpar de forma prática e rápida. Foto: Pixabay
Forno a lenha: como limpar de forma prática e rápida. Foto: Pixabay

O forno a lenha é um item dos mais usados, especialmente nas cidades de interior e propriedades rurais. No entanto, mesmo sendo algo considerado ‘antigo’, faz muito sucesso e ganha espaço até em casas.

Mas, assim como um fogão convencional, o fogão a lenha também precisa de limpeza e higienização. E essa manutenção é que vai garantir a qualidade e até mesmo a segurança alimentar em casa.

Primeiramente, é importante se atentar aos itens que deve usar para limpar esse espaço. Entre outras coisas, pegue uma pá de metal, vassoura com cerdas duras, pano com umidade, vinagre branco, esponja, balde e, por fim, água.

Forno a lenha precisa estar frio

Forno a lenha: como limpar de forma prática e rápida. Foto: Pixabay
Forno a lenha: como limpar de forma prática e rápida. Foto: Pixabay

Primeiramente, para limpar e higienizar o forno a lenha, é importante que o mesmo esteja frio. Caso contrário, poderá ser perigoso para a segurança de quem for fazer esse procedimento.

Depois, vai aproveitar a pá de metal, citada no início do post. Com ela, vamos conseguir tirar as cinzas que ficaram no local, após a última vez que usamos. Isso vai ajudar, principalmente, a tirar os tocos maiores de madeira.

Após fazer esse procedimento até de forma rápida, vai poder então utilizar a vassoura. Desse modo, vai ser possível tirar o que sobrou e, principalmente, os rescaldos mais finos. Mas, como dito no início, a vassoura precisa ter uma cerda mais dura.

Em alguns casos, é possível limpar com uma escova de cerdas duras. Mas, isso é algo que vai depender de cada um.

O Tecnotícias vem divulgando e mostrando algumas dicas do mundo agro e de como otimizar o seu dia a dia.

Pano é útil para a base do forno

Após todos esses procedimentos iniciais, vamos agora usar o pano umedecido. Mas, não vamos usar apenas água, pois, é necessário misturar antes com o vinagre branco.

Neste caso, o cenário ideal é pegar a água e colocar meio a meio com o vinagre branco em um balde. Após misturar, vamos colocar no pano para ficar úmido.

Além disso, também vamos precisar esfregar a base do forno a lenha. Isso vai garantir que tiremos todas as fuligens presentes ali.

Por fim, também opte por enxaguar o pano após o uso. Então, vai depois secar a parede do forno a lenha de uma forma mais adequada, com água limpa. Mas, também se proteja, use luvas e evite produtos químicos para limpar esse espaço.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque