Borra de café: com essas dicas fáceis, não vai mais ao lixo

Borra de café: com essas dicas fáceis, não vai mais ao lixo. Foto: Pixabay
Borra de café: com essas dicas fáceis, não vai mais ao lixo. Foto: Pixabay

A borra de café é um produto que muitas vezes jogamos no lixo e nem prestamos atenção. Mas, o que muitos não sabem, é que esse material também pode ter muita utilidade.

Em tempos de preocupação ambiental e sustentabilidade, a borra de café tem grande serventia. Não apenas para quem mora em casa, apartamento, mas também para quem tem uma propriedade rural e pequenas plantações.

Apenas vale uma atenção quando formos utilizar esse produto: ele deve ficar seco. Isso porque, se deixar molhada, por exemplo, e guardar, pode juntar mofo e ficar com a qualidade prejudicada, criando mais problema que solução.

Borra de café para as plantações

Borra de café: com essas dicas fáceis, não vai mais ao lixo. Foto: Pixabay
Borra de café: com essas dicas fáceis, não vai mais ao lixo. Foto: Pixabay

Uma das utilidades mais conhecidas para a borra de café é como adubo de plantações. Isso porque ela, em contato com a terra, faz fortalecer as plantas e as faz crescer mais rápido.

Então, podemos colocar essa sobra do café no vaso, ou até mesmo com a terra, caso a plantação seja no solo. Apenas com isso, já teríamos uma utilidade das mais interessantes.

E, se não utilizar todo o material no período, pode até mesmo guardar por alguns dias na geladeira. Mas, sempre se atentando à dica anterior, de não deixar molhada, para não mofar.

Ainda no caso das plantas, a borra de café pode ter outra função: repelente para os insetos. Por exemplo, se colocar em volta de um vaso, vai afastar formigas e até mesmo as lesmas.

No caso do repelente, também podemos colocar na porta de casa, no lado de fora, para evitar a entrada das formigas. E isso pode ser feito com certa frequência.

O Tecnotícias sempre vem com dicas simples e das mais importantes para o mundo agro no dia a dia.

Outras utilidades do material

A borra de café também pode fazer parte da compostagem, que ajuda a fertilizar o solo. Então, é um item viável para esse material, ajudando até mesmo a baratear o produto.

Outra utilidade do produto é na hora da limpeza. Por exemplo, um pote do produto pode ajudar a minimizar o cheiro ruim de uma lixeira e até de uma geladeira em casa.

No entanto, também é possível limpar panelas, frigideiras e locais mais propícios. Ao esfregar o produto, com um pano adequado, permitirá que tudo fique mais brilhante.

Por fim, se tiver um ralo entupido em casa, a borra de café também entra em cena. Neste caso, vamos misturar com vinagre e bicarbonato de sódio para ter uma solução eficiente.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque