Banana-da-terra: veja como é fácil cultivar com essas dicas

Banana-da-terra: veja como é fácil cultivar com essas dicas. Foto: Wikpedia Commons
Banana-da-terra: veja como é fácil cultivar com essas dicas. Foto: Wikpedia Commons

A banana-da-terra é uma variação da banana que usamos para fazer doces e outras receitas. Assim, não é uma fruta para se comer de forma pura. Mas, como plantar?

Neste post, vamos falar de algumas dicas para plantar a cultivar a banana-da-terra em casa. Desde, claro, que se tenha um espaço adequado para isso.

Até porque essa fruta precisa de espaço por conta de usa árvore. E ainda tem a questão climática, já que tem muita intolerância ao frio e precisa de locais quentes para conseguir se desenvolver.

Qualidade da terra é importante para a banana-da-terra

Banana-da-terra: veja como é fácil cultivar com essas dicas. Foto: Wikpedia Commons
Banana-da-terra: veja como é fácil cultivar com essas dicas. Foto: Wikpedia Commons

Primeiramente, também é importante se atentar à qualidade do solo para a banana-da-terra. De acordo com especialistas, o ideal é que seja rico em pH, com os números variando até 5,5 e 6,5.

Outro ponto importante é na hora de escolher o solo da plantação. Os espaços argilosos e arenosos são os mais indicados para este caso. Ainda assim, é necessários se preocupar com a drenagem e a fertilização do espaço para garantir um crescimento mais rápido e, até mesmo, com mais qualidade.

Mas, também não se pode esquecer do clima. Isso porque ela precisa de, ao menos, 6 horas de sol por dia. Então, as regiões mais quentes e tropicais costumam ser mais indicadas.

Porém, isso não quer dizer que não se possa plantar nos estados da região sul, por exemplo. Apenas devemos evitar lugares mais propensos a geadas e a frio intenso. Isso vai comprometer o crescimento da banana-da-terra.

O Tecnotícias seu portal preferido da internet, vem trazendo diversas dicas e sugestões do mundo agro.

Irrigação e proteção contra o vento

Para plantar uma bananeira da banana-da-terra, também precisamos cuidar da irrigação. A indicação é que se tenha até duas polegadas de água por semana.

Os chamados tutores para as bananeiras podem ser usados. Especialmente, em lugares de muito vento. Isso porque essas plantas podem não aguentar se não tiverem algum tipo de apoio.

Quanto ao período de plantação, o mais indicado é no verão e na primavera. Desde que não se esteja em um período de seca, por conta da necessidade da irrigação constante.

Por fim, a plantação da banana-da-terra exige mudas de boa qualidade. E a busca delas em viveiros de referência vão fazer a diferença.

Outras dicas como tirar as folhas mortas e evitar pragas e ervas daninhas também são essenciais. Até porque a banana-da-terra é das mais suscetíveis a esse tipo de ataque.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Olhar Automotivo e Almanaque