Como controlar pragas e doenças em uma horta caseira

Horta caseira - Reprodução Canva
Horta caseira - Reprodução Canva

Goiânia, 17 de fevereiro de 2023, por Ellen Alves — Ter uma horta pode ser uma ótima maneira de cultivar vegetais frescos e saudáveis, mas às vezes as plantas podem ser atacadas por pragas e doenças.

Isso pode prejudicar a saúde das plantas e reduzir o rendimento da horta. Ou seja, felizmente, existem maneiras de controlar esses problemas e manter a sua horta saudável e produtiva.

Sendo assim, se você quer aprender uma maneira de ter sucesso na sua horta caseira, fique por aqui e leia o artigo até o final para descobrir o que fazer quando encontrar uma infestação de pragas nas suas plantas.

Como controlar pragas e outras doenças na horta caseira

As ideias de hoje, 16 de fevereiro, foram inspiradas no artigo do site Casa Abril. Onde conta um pouco sobre como começar uma horta caseira, como controlar doenças e pragas e alguns remédios caseiros.

Pragas na Horta - Casa Abril - print do site
Pragas na Horta – Casa Abril – print do site

Uma das maneiras mais eficazes de controlar pragas e doenças em uma horta é a prevenção. A maioria das pragas e doenças pode ser evitada mantendo ela limpa e bem ventilada.

Retire as folhas mortas ou murchas e as plantas danificadas, pois essas plantas podem atrair pragas e doenças. Também é importante não plantar plantas suscetíveis a pragas ou doenças em áreas onde elas já foram encontradas no passado.

Outra forma de prevenção é através da utilização de variedades resistentes. Algumas plantas são naturalmente resistentes a certas pragas e doenças, então escolha variedades que possuam essa característica para plantar. Isso pode ajudar a reduzir a necessidade de tratamentos mais agressivos.

Remédio caseiro para pragas nas plantas

Se você já notou a presença de pragas ou doenças, existem algumas opções de tratamento. Uma maneira eficaz de controlar pragas é através da utilização de produtos naturais. Você pode fazer uma mistura de água e sabão e borrifar nas plantas afetadas. Isso ajudará a eliminar os insetos que estão prejudicando as plantas. Além disso, algumas plantas podem ser usadas como repelentes naturais, como manjericão, alecrim e lavanda.

Se as infestações forem mais graves, pode ser necessário utilizar produtos químicos. No entanto, é importante utilizar esses produtos com cuidado e seguir as instruções do rótulo. Certifique-se de usar luvas e uma máscara para proteger-se enquanto aplica o produto e evite aplicar em dias muito quentes ou com ventos fortes. Além disso, é importante seguir as instruções de tempo de espera antes de colher os alimentos.

Em resumo, a prevenção é a melhor maneira de controlar pragas e doenças. Mantenha limpa e bem ventilada e utilize variedades resistentes sempre que possível. Se você já notou problemas em suas plantas, experimente tratamentos naturais antes de recorrer a produtos químicos. Ao fazer isso, você pode manter a sua horta saudável e produzindo alimentos frescos e saborosos. Descubra mais algumas ideias como esta navegando aqui no nosso site Tecnonoticias.

Goiana, 29 anos, Graduação em Nutrição - PUC-GO Pós Graduação em Marketing Digital, Inteligência de Dados e Branding - IPOG. Desde criança apaixonada por leitura e escrita! 5 anos trabalhando com redação, revisão, SEO e mídias sociais. Potterhead, gamer, geek, viciada em séries e filmes de sagas.