Enraizamento de plantas: conheça um dos melhores métodos para a produção de mudas

Enraizamento de plantas (Reprodução Canva)
Enraizamento de plantas (Reprodução Canva)

Salvador, 23 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Já pensou ser capaz de produzir mudas de qualquer espécie vegetal e começar a cultivá-las de forma descomplicada? Se esse é o seu objetivo, saiba que fazer o enraizamento de plantas de forma eficiente é o segredo para a prosperidade do seu jardim. Assim, com algumas dicas e técnicas simples, você pode enraizar várias espécies e incrementar os seus cultivos.

A obtenção de mudas pode ser feita através de folhas, rebentos e, em especial, através de galhos. O método chama-se estaquia e consiste na criação de raízes a partir de um pedaço da planta-mãe, podendo ser aplicado em diferentes ambientes, como na terra ou na água.

Ademais, conseguir mudas por meio do pegamento das raízes é muito mais rápido do que a propagação através de sementes. Veja, a seguir, tudo sobre como fazer o enraizamento de plantas.

Enraizamento de plantas (Reprodução Canva)
Enraizamento de plantas (Reprodução Canva)

Como enraizar espécies vegetais rapidamente

Certos fatores são responsáveis por facilitar o enraizamento. Um deles, por exemplo, é o tipo de espécie que se pretende propagar. Plantas de caule macio costumam enraizar mais rapidamente do que as espécies lenhosas. Desse modo, temperos como cebolinha, manjericão, hortelã, sálvia, melissa, tomilho e orégano são mais fáceis de enraízarem pelo método da estaquia.

Segundo Lara Muniz em matéria para a revista Casa Vogue, em 25 de dezembro de 2020, produzir as mudas na água pode favorecer o desenvolvimento das raízes para plantinhas exigentes, mesmo que demore mais tempo. Outrossim, de maneira geral, plantas recentes produzem estacas que sofrem o enraizamento mais facilmente durante o cultivo das mudas.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Truques para o enraizamento

Algumas dicas importantes podem te ajudar a enraizar suas plantas de forma mais eficiente. Para conseguir estacas com maiores chances de emitir raízes, por exemplo, corte as estruturas na diagonal, o que aumenta a superfície de enraizamento e previne o acúmulo de água responsável pelo risco de apodrecimento das mudas.

Ademais, mantenha apenas algumas folhas da parte superior da estaca. O ideal é remover cerca de dois terços da folhagem para que a planta concentre seus nutrientes e energia na produção do sistema radicular até seu estabelecimento adequado.

Outro truque eficiente é utilizar algum tipo de enraizador para acelerar o desenvolvimento das raízes. Alguns produtos do gênero já estão disponíveis no mercado ou você pode utilizar extratos de plantas com alta capacidade de multiplicação para facilitar o pegamento da muda. Assim, deixe as estacas descansando na solução antes de plantar ou adicione o produto à água para as regas.

A seguir, o site Tecno Notícias te ensina a fazer o enraizamento das suas espécies na água. Trata-se de uma técnica simples e prática para uma produção rápida de mudas.

Enraizamento de plantas na água

Comece escolhendo uma planta de origem vistosa e saudável. Antes de obter as estacas, regue a vegetação no início da manhã ou final do dia e prossiga após uma hora. Essa etapa é importante para que o galho mantenha uma boa reserva de água. Você deve cortar ramos com cerca de 10 a 15cm de comprimento da planta-mãe para as estacas.

Em seguida, separe recipientes ou copos de vidro grandes; lave-os e preencha-os com água. Retire as folhas da parte inferior dos caules e acomode-os dentro dos vidros. É mportante que nenhuma folha fique em contato com a água.

Por fim, mantenha a muda em um local fresco que receba boa luminosidade, mas que também esteja protegido dos raios solares. Ademais, troque a água dos potes a cada três dias para evitar o surgimento de pragas e doenças.

Enraizamento de plantas (Reprodução Canva)
Enraizamento de plantas (Reprodução Canva)

Viu, como é simples fazer o enraizamento de plantas e, dessa forma, conseguir inúmeras mudas? Não perca tempo e adicione outros cultivos ao seu jardim ou horta com esse guia.

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]