Dicas para manter as plantas vivas durante as viagens

Como cuidar das plantas ao viajar (Foto: Reprodução Canva)
Como cuidar das plantas ao viajar (Foto: Reprodução Canva)

São Paulo, 23 de janeiro de 2023, por Letícia Shinzato Paes – As viagens estão entre as grandes preocupações dos amantes de plantas. Afinal, como manter as plantas vivas durante esse período de ausência? Se essa for a sua dúvida, não se preocupe! Nós temos a solução para você.

Aqui nesta matéria, você poderá encontrar dicas de como manter as suas plantas vivas durante as suas viagens. Assim, você poderá aproveitar os seus momentos de diversão sem se preocupar com suas “filhas” e “filhos” deixados em casa.

Como manter as plantas vivas?

Antes de mais nada é importante ter em mente que alguns cuidados especiais serão mais do que essenciais para manter as suas plantinhas vivas. Além disso, nós do Tecno Notícias, destacamos que, apesar de simples, eles podem salvar as espécies.

Abaixo, você poderá conferir quais são esses cuidados. Além dissso, as dicas que farão as suas férias e viagens serem ainda mais divertidas.

Como cuidar das plantas ao viajar (Foto: Reprodução Canva)
Como cuidar das plantas ao viajar (Foto: Reprodução Canva)

Se atente à rega

Com toda a certeza, a rega da sua planta é um ponto crítico se você ficar longe da sua casa por alguns dias. Desse modo, aqui, o melhor a se fazer é procurar meios alternativos para realizar essa irrigação e manter a sua planta saudável.

Por exemplo, conforme informado pela redação da Abril no dia 8 de janeiro de 2023, os gotejadores são excelentes opções para situações como essa. Esse maquinário, como o próprio nome entrega, goteja uma certa quantidade de água de acordo com o estipulado.

Reportagem sobre como cuidar das plantas ao viajar (Foto: Reprodução Abril)
Reportagem sobre como cuidar das plantas ao viajar (Foto: Reprodução Abril)

Além disso, os vasos autoirrigáveis são uma outra excelente opção. Afinal, eles também permitem com que a sua plantinha receba a quantidade necessária de água.

Portanto, diante dessas duas opções, você poderá escolher a que mais se enquadra no seu perfil. Caso você não goste de nenhuma delas, não deixe de optar pelo velho e conhecido “favor” de alguém conhecido. Assim, peça para o mesmo ir à sua casa para regar as suas plantinhas.

Nada de mudanças

Um outro ponto de atenção é o fato de que as plantas devem permanecer no local de sempre. Desse modo, nada de mudanças quanto ao local e, muito menos, fertilizantes, novos, combinado?

Essas mudanças realizadas antes das viagens podem acabar gerando um grande estresse e, com isso, as plantinhas podem reagir de maneira negativa. Em alguns casos, elas podem até mesmo adoecer, apodrecer e morrer.

Portanto, poucos dias antes de você viajar, basta checar e cuidar do local onde a plantinha se encontra. Nada de deixar água acumulada na base e, também, não deixe de aproveitar o momento para limpar a espécie. Assim, a tarefa de como manter as plantas vivas passa por retirar as folhas secas e as que estão machucadas.

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno de entretenimento do site 'Folha Go!' e 'Tecnonoticias'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].