Salvador, 23 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Pensando em montar uma horta sustentável em casa? Você pode começar sua hortinha sustentável ao aprender a cultivar alface em garrafa PET. Nada melhor do que reutilizar um material que seria descartado, dando uma nova utilidade, sobretudo, também economizando na montagem da horta.
A alface, por sua vez, também é um bom candidato para dar início à sua horta sustentável, uma vez que possui um rápido crescimento e fácil manutenção. Conhecido cientificamente por lactuca sativa, a alface faz parte da família das asteráceas, com origem no Mediterrâneo. Portanto, continue nos acompanhando e confira o passo a passo para cultivar alface em garrafa PET.
Transformando a garrafa PET em vaso
Para dar início à sua hortinha sustentável de alface, o primeiro passo é adquirir uma garrafa PET de 2 litros. Após, conforme Carol Fernandes, em 01 de maio de 2022, em colaboração com a revista Globo Rural é preciso cortar a garrafa PET ao meio com auxílio de uma tesoura.

Seguidamente, faça furos no fundo da garrafa cortada para proporcionar a drenagem do seu vaso sustentável. Mas, a garrafa também pode ser cortada em sua lateral, utilizando-a deitada, semelhante à figura abaixo. Para potencializar a drenagem do vaso, adicione ao fundo do recipiente argila expandida ou cacos de telha e finalize cobrindo com um pedaço de manta bidim.

Cultivar alface na garrafa PET
Após preparar devidamente o seu vaso, é hora de conduzir o plantio da alface. Assim, é preciso montar um substrato equilibrado, com uma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca.
Em seguida, é hora de fazer a semeadura. Para isso, acomode algumas sementes em uma profundidade de 0,5 cm do solo, cubra delicadamente com o restante do substrato e finalize com a regadura.
Entretanto, você também pode optar por conduzir a semeadura em sementeiras, antes do transplante da muda para o vaso de garrafa PET. Mas, você também pode criar a sua própria sementeira de forma sustentável, bastando apenas substituir as de plástico por placa de ovos, que cumpre a mesma função.
Assim, adicione o substrato preparado em cada orifício da placa e coloque cerca de 2 a 3 sementes. Após a muda adquirir entre 4 a 6 folhas, será a hora de conduzir o transplante para o vaso sustentável.

Principais cuidados
Após cultivar alface em garrafa PET, é hora de manter uma breve rotina de cuidados com a sua hortaliça, de modo a ter sucesso na colheita. Assim, mantenha o vaso em locais com luz solar direta por pelo menos 6 horas durante o dia. Ademais, conduza a rega diariamente, deixando o substrato úmido, porém, sem encharques.
Caso haja o aparecimento de plantas invasoras, retire-as de perto da sua alface, uma vez que podem competir nutrientes e recursos. Ainda, você também pode adubar a hortaliça de modo a otimizar o seu crescimento, com adubo orgânico e caseiro, como a casca de ovo triturada com borra de café.

Colheita do alface
Após cultivar alface, é hora de obter os resultados. A colheita na hortinha sustentável de garrafa PET ocorre entre 60 a 90 dias após o processo de semeadura, variando conforme as condições de cultivo. Assim, o Tecno Notícias recomenda cortar a planta cerca de 2,5 cm acima do solo. Preservando, portanto, um pedaço do caule, de onde surgirão posteriormente novos brotos, dando continuidade à sua horta ecológica.