Helicônia rostrata: aprenda em 6 passos a cultivar em vasos uma beleza tropical

Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)
Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)

Salvador, 03 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A helicônia rostrata é uma planta tropical nativa das florestas da América do Sul e Central, pertencente à família botânica das heliconiáceas. Com suas folhas grandes e verde-escuras e inflorescências coloridas, ela é uma adição exótica e vibrante para qualquer jardim. Com alguns cuidados básicos e as dicas certas, você pode ter sucesso cultivando a helicônia rostrata em vasos. 

 A helicônia rostrata pode alcançar alturas de até 2,5 metros, com flores grandes e coloridas que vêm em uma variedade de cores, incluindo vermelho, laranja, amarelo e roxo. As flores são geralmente agrupadas em inflorescências grandes, o que as torna ainda mais impactantes. Assim, confira como conduzir o cultivo da planta exótica em 6 passos. 

1. Clima e temperatura

A helicônia rostrata prefere climas tropicais e subtropicais com temperaturas entre os 21 e 35ºC, mas pode tolerar temperaturas mais frias se for mantida em um ambiente protegido. Entretanto, a espécie não suporta temperaturas abaixo de 10°C. Por essa razão, é importante evitar expor a planta a correntes de ar frio ou geadas. 

Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)
Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)

2. Escolha e preparo do vaso

Para que a planta tenha um bom desempenho, escolha um vaso de cerâmica ou plástico com furos de drenagem no fundo, e que tenha pelo menos 30 centímetros de diâmetro e 10 de profundidade. Ademais, certifique-se de que o vaso tenha uma boa drenagem, para evitar que a raiz da planta fique encharcada. Após, adicione uma camada de argila expandida ou pedras no fundo do vaso para ajudar na drenagem, finalizando com a manta bidim. 

3. Preparo do substrato

De modo que a sua helicônia possa se desenvolver como o esperado, o substrato deve ser leve, úmido e rico em nutrientes. Assim, para preparar o substrato, misture uma parte de solo comum, uma parte de esfagno e uma parte de areia grossa.  

Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)
Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)

4. Plantio da helicônia rostrata em vasos

Antes de plantar a sua helicônia, molhe o substrato e deixe escorrer o excesso de água. Faça um buraco no meio do vaso e coloque a planta no buraco, preenchendo-o com o substrato. Aperte delicadamente o substrato ao redor da planta e adicione mais substrato se necessário. 

5. Iluminação e irrigação

A helicônia rostrata prefere muita luz, mas não suporta sol direto. Assim, conforme Lara Muniz, em 09 de novembro de 2020, em colaboração com o Casa Vogue, é preciso escolher um local com sombra parcial ou difusa, como uma varanda ou janela com luz indireta.

Quanto à irrigação, é importante manter o solo sempre úmido, mas, evite encharcamentos. Deste modo, o Tecno Notícias recomenda regar a planta regularmente, mas deixar o solo secar levemente antes de regar novamente. 

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

6. Adubação da helicônia rostrata

Ainda, sua planta tropical precisa de fertilizante regularmente para que suas inflorescências se mantenham sempre vistosas. Desta maneira, selecione um fertilizante orgânico equilibrado, como esterco de vaca ou composto, e adube a planta a cada dois meses. 

Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)
Helicônia rostrata (reprodução Canva Pro)

Com alguns cuidados básicos e as dicas certas, você pode ter sucesso cultivando a helicônia rostrata em vasos. É uma planta exótica e vibrante perfeita para ambientes internos. Assim, seguindo as dicas disponibilizadas, você poderá desfrutar de uma beleza tropical em sua casa. 

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Tecno Notícias.