Mochila pesada: confira algumas dicas importantes para evitar esse problema na escola

Material escolar pode até trazer problemas para a coluna das crianças e adolescentes

Mochila pesada é um problema para muitas crianças e adolescentes neste período de volta às aulas. Inclusive, segundo médicos ortopedistas, o peso do material poder causar prejuízo à coluna a médio e longo prazo. Desta maneira, é importante saber o que realmente precisa levar diariamente para a escola. Então, nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, uma dica é comprar uma mochila de rodinha. Isso porque não precisará carregar nas costas. Assim, ficará livre deste problema. Ainda que o material esteja muito pesado. No entanto, nem todos têm condições financeiras de adquirir esse modelo de bolsa. Com isso, pode-se comprar uma que tenha alça lombar. De qualquer maneira, deve-se usar a alça nos dois ombros, para equilibrar o peso. E o Truques Caseiros tem outras dicas.

Veja em seguida: Mala de viagem: confira os itens que não podem ficar de fora antes de embarcar

Continua depois da publicidade

Caso seja extremamente necessário e indispensável usar aqueles materiais, algumas soluções vão ajudar. Uma delas é tentar guardar parte do material na própria escola. Logo, algumas oferecem armários aos alunos, especialmente as particulares. Entretanto, nem todos os colégios oferecem esse benefício para os estudantes e outras soluções precisam ser tomadas.

Mochila pesada e a seleção de materiais

Mas também é importante o aluno se atentar ao que realmente precisa levar naquele dia para a escola. Então, olhe a agenda de aulas e veja qual caderno terá que levar. Muitas vezes, os estudantes carregam materiais sem necessidade e acabam nem usando em uma determinada aula.

Veja em seguida: Baleiros: confira algumas dicas e modelos para decorar a sua casa

Outra dica importante, especialmente para os alunos que estão acima do ensino fundamental 2, é usar cadernos de múltiplas matérias. Ao invés de levar seis ou sete cadernos em um dia, vai levar um de 10 ou 12 matérias, por exemplo. Assim, vai economizar espaço e também no peso, aliviando a coluna.

Por fim, caso veja que não tem jeito e vai precisar de todo aquele material, vale conversar com a direção da escola e com os professores. Neste sentido, eles podem avaliar melhor, ponderar e, eventualmente, descartar o uso de determinados materiais para relaxar no peso. Então, o diálogo também pode ser uma boa saída. A seguir, acompanhe um vídeo do canal da ‘TV Banqueta’, com uma reportagem que fala um pouco mais sobre o assunto.

Veja em seguida: Cachorros: confira algumas dicas de como limpar as patinhas do seu pet depois do passeio

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies