Filhote de cachorro: confira alguns cuidados importantes nos primeiros meses de vida

Eles precisam, além de atenção, alguns cuidados específicos por conta da saúde

Filhote de cachorro é uma graça e uma grande alegria quando chegam em casa. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados e ter cautela em alguns aspectos. Afinal de contas, ainda são muito pequenos, como bebês. Então, nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, escolha um cantinho específico para o seu filhote de cachorro dormir com conforto. Caso ainda não tenha uma caminha específica, existem outras opções. Por exemplo, separe uma caixa de papelão, coloque um cobertor quentinho lá dentro e deixe-o à vontade. Aos poucos, ele vai se adaptar e entender que aquele é o cantinho para descanso. E o Truques Caseiros tem mais algumas dicas.

Veja em seguida: Banho eficiente: confira dicas simples para uma higienização rápida e com qualidade

Continua depois da publicidade

Depois, também aposte em brinquedos adequados para o filhote de cachorro. Isso porque, se o brinquedo foi muito pequeno ou pontiagudo, ele pode engolir, se machucar e até morrer. Desta maneira, tome o máximo de cuidado e escolha algo adequado para que eles se distraiam.

Frequentemente, os filhotes recém-adquiridos costumam sentir a falta da mãe e, eventualmente dos outros irmãos. Neste sentido, eles podem latir e chorar de madrugada se estiverem sozinhos. Por isso, vale a pena dar uma atenção especial neste momento. Além disso, tem a questão da caminha confortável, que ajuda a fazer com que se sintam acolhidos

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Produtos de limpeza: confira dicas incríveis para economizar e evitar o desperdício

Filhote de cachorro deve evitar a rua

Agora outra situação das mais importantes é evitar que os filhotes fiquem na rua. Aliás, não deixe de jeito nenhum. Isso porque, nos primeiros meses de vida, ainda não estão devidamente vacinados. Logo, ficam mais vulneráveis a doenças e, para terem uma vida saudável, precisam desse cuidado especial.

Quanto à vacinação, o ideal é sempre procurar um veterinário de confiança, fazer uma carteira de vacinação e deixar o cachorrinho devidamente imunizado. Inclusive, com algum tempo de vida, ele já pode tomar o primeiro vermífugo. Mas, como já dito, tudo isso precisa ser feito com orientação do veterinário.

Por fim, nas primeiras semanas de vida, o filhote de cachorro tem que tomar banho em casa e, neste caso, nada de petshop. Então, deve também ter cuidado e evitar água muito quente. Afinal de contas, eles ainda são muito sensíveis. Inclusive, ouvido e olhos merecem cuidado especial e o banho deve ser feito com carinho, para não gerar traumas. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘PeritoAnimal’ com mais algumas dicas sobre como cuidar do seu filhote.

Veja em seguida: Adesivo decorativo: confira algumas dicas para incrementar a parede da sua casa

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies