Casca de ovo: produto tem tantas utilidades na cozinha que você vai se surpreender

Muitas pessoas jogam as cascas no lixo, mas elas podem ser melhor aproveitadas

São José dos Campos, 7 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho –  A casca de ovo é um item muitas vezes renegado na cozinha e no dia a dia em casa. Afinal de contas, após o uso do produto, o que sobra vai para o lixo e fica sem utilidade.

Continua depois da publicidade

No entanto, saiba que a casca de ovo pode, sim, ter muita utilidade e não precisa jogar no lixo. Isso porque é um item que poderá servir para muitas frentes em casa antes de descartar o restante.

O que pode ser feito com a casca de ovo?

Casca ovo: produto tem tantas utilidades na cozinha que você vai se surpreender. Foto: Pixabay
Casca ovo: produto tem tantas utilidades na cozinha que você vai se surpreender. Foto: Pixabay

Primeiramente, o mais comum e conhecido de se fazer é usar a casca para adubar plantas. Isso por conta do cálcio que está contido no produto que podemos esmagar no liquidificador e colocar no solo, perto da raiz das plantas.

Continua depois da publicidade

Além disso, também é possível usar a casca de novo para a parte da limpeza de casa, como as panelas e outros utensílios da cozinha. Neste caso, também vamos precisar triturar a casca, misturar com um pouco de sabão e esfregar a superfície do produto.

Desta maneira, será possível também deixar as panelas mais brilhantes e polidas. Então, vale usar o material que iria descartar para esse serviço, sempre de muita qualidade.

Continua depois da publicidade

Inclusive, é possível limpar o próprio liquidificador com a casca de ovo, desde que coloque um pouco de água. Uma reportagem do portal de notícias Band, assinada por Carole Crema, do dia 16 de fevereiro de 2021, mostra exatamente como fazer o procedimento.

Casca ovo: produto tem tantas utilidades na cozinha que você vai se surpreender.
Casca ovo: produto tem tantas utilidades na cozinha que você vai se surpreender. – Reprodução: Band

Casca de ovo como limpa manchas

Apenas pelas razões acima já seria possível dizer que a casca de ovo é altamente útil para a casa, não é mesmo? No entanto, ela é ainda mais útil, pois, podemos fazer outras coisas com esse produto tão valioso e tão desprezado muitas vezes.

Por exemplo, podemos remover manchas de alguns tecidos com a casca de ovo. Então, vai precisar esmagar a casa e misturar com água, até que se forme uma espécie de pasta para colocar em cima da mancha. Por fim, aguarde um pouco, cerca de uma ou duas horas para, depois, enxaguar.

Aromatizador de ambiente

Depois, também se pode usar essa casca de ovo para fazer o papel de aromatizador de ambiente. Neste caso, pode colocar em uma sacola de tecido e ainda colocar junto algumas gotas de óleo essencial. Então, vai pendurar a sacola em um lugar estratégico, garantindo assim a permanência do aroma.

Mas, para tudo isso, é sempre importante lavar as cascas de ovo na hora de utilizar. E isso vale para qualquer finalidade, como ressalta o blog Truques Caseiros, o seu preferido da internet. Caso tenha gostado das dicas, pode deixar também outras sugestões nos comentários que a nossa equipe vai pesquisar para buscar a melhor solução.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies