Eduardo Girão comemora assinaturas para a CPI da Covid ampla; saiba mais

Eduardo Girão comemora assinaturas para a CPI da Covid ampla; saiba mais
Eduardo Girão comemora assinaturas para a CPI da Covid ampla; saiba mais - Foto: Jefferson Rudy/Veja

Desde quando foi anunciada (na última semana), a investigação sobre os atos do governo perante à pandemia tem gerado diversas discussões no meio político. Nesta terça-feira (13/04) o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) comemorou o número de assinaturas alcançado para tornar a CPI da Covid ampla.

O objetivo do parlamentar, assim como o da base aliada ao governo e o do próprio presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) é que os estados e municípios também sejam investigados.

De acordo com o argumento que sustenta a defesa para inclusão é que o Governo Federal repassou grandes quantias de dinheiro destinadas ao enfretamento da pandemia, sendo de responsabilidade dos governadores e prefeitos utilizar os valores para o seu propósito primordial.
Senador consegue assinaturas para tornar a CPI da Covid ampla
Mais cedo, Eduardo Girão postou em sua conta oficial do Twitter que conseguiu assinaturas suficientes para tornar a CPI da Covid ampla e, assim, tornar possível a inclusão de estados e municípios na investigação.

O parlamentar agradeceu aos senadores que apoiaram a iniciativa muito pressionada por Bolsonaro e acatada pela base aliada do governo.

No tweet, Girão escreveu:

Eduardo Girão comemora assinaturas para a CPI da Covid ampla; saiba mais Imagem: Reprodução Twitter @EduGiraoOficial

A decisão por uma investigação apurada sobre erros cometidos pelo governo no combate à pandemia veio do Supremo Tribunal Federal (STF) por meio do ministro Luís Roberto Barroso.

O pedido foi feito ainda em 2020 pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) mas somente na última quinta (08) o ministro informou que o Senado deveria abrir o inquérito.

Na ocasião, Girão se mostrou insatisfeito com a decisão e afirmou:
Com a determinação esdrúxula do STF, invadindo a competência do Legislativo, governando o País, isso criou uma comoção nacional. As pessoas se indignaram e os senadores também, ao invés de assinar a CPI de pessoas que pensam apenas na questão política e eleitoreira para 2022. Faltou transparência e sobrou desonestidade nos contratos firmados entre gestores públicos desonestos e a iniciativa privada. Se você foca apenas em um ente federado, você está focando em desgastar a imagem de apenas uma parte, que mandou centenas de bilhões de reais para estados e municípios.
Demonstrado apoio à gestão de Bolsonaro, o senador conseguiu assinaturas mais que suficientes para que a CPI da Covid ampla seja possível.

Licenciada em Filosofia pela UFCA, atua com redação/produção de conteúdo em áreas variadas, como Educação, Cultura, Cidadania, Culinária, Notícias e Sociedade.