Deputado relata aumento em gastos do governo federal com publicidade

Kim Kataguiri diz que governo vai gastar 282% mais em publicidade em 2021

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O Orçamento da União previsto para o ano de 2021 tem gerado inúmeras polêmicas nas últimas semanas. Aprovado pelo Congresso Nacional no final de março, o texto possui uma série de mudanças de valores em relação ao que foi realizado em 2020 e, em alguns casos, é motivo de críticas. Por exemplo, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) criticou um aumento de gastos com publicidade do governo federal.

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Ativo nas redes sociais e com um canal no Youtube, Kim Kataguiri costuma lançar vídeos com assuntos relacionados ao governo federal. Neste domingo (04/04), ele falou sobre o aumento de gastos com publicidade que está previsto no orçamento de 2021.
Kim Kataguiri relata aumento na publicidade do governo federal para 2021
Segundo o deputado federal, há um aumento de 282% para publicidade da presidência da República em relação ao que ocorreu durante o ano passado inteiro.

Deputado relata aumento em gastos com publicidade do governo federal Deputado relata aumento em gastos com publicidade do governo federal (Foto: Reprodução / Diário do Nordeste)

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Kataguiri faz crítica sobre o aumento ocorrer justamente em uma época em que há cortes de gastos no orçamento da saúde e da educação para este ano.

Em seu canal no Youtube, ele faz as seguintes afirmações:
“O governo colocou como uma de suas prioridades, acredite se quiser, os gastos previstos com publicidade estatal partem de R$ 151 milhões de 2020 para a bagatela de R$ 577 milhões em 2021. Um aumento de de 282%. A gente vê o Bolsonaro falando que não tem mais corrupção no governo, só que não. Não tem investigação, acabou, está tudo certo. Esse aumento de gastos em publicidade ocorre em meio a uma investigação no Tribunal de Contas da União, que investiga duas coisas. Primeiro, a verba que o governo federal envia para TVs abertas.

Já mostrei que Bolsonaro, desproporcionalmente, financia a Rede Globo, mas também SBT e Record. Diferentemente da Globo, que tem audiência maior que todos os outros veículos, no caso de SBT e Record eles recebem verbas muito maiores do que receberiam na proporcionalidade de verba por audiência. E isso é investigado pelo TCU. Além disso, o Ministério Público Federal investiga distribuição de verba para blogs e veículos de comunicação que defendem o Palácio do Planalto. Esse aumento, no meio da crise, coincidentemente um ano antes da eleição, no meio de uma pandemia, e que está tendo gastos de investimentos na saúde e na educação, vamos aumentar o gasto com propaganda do governo”.
Críticas à Empresa Brasil de Comunicação
Outro ponto criticado por Kim Kataguiri é o investimento em propaganda na EBC, Empresa Brasil de Comunicação, que possui a TV Brasil em canais fechados.

“Já não gasta uma EBC que virou uma TV com nível de propaganda estatal que chega dá vergonha alheia. Apesar de ninguém assistir, é muito bem pago com nosso dinheiro”.
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