Deputado relata aumento em gastos do governo federal com publicidade

Deputado relata aumento em gastos com publicidade do governo federal
Deputado relata aumento em gastos com publicidade do governo federal (Foto: Câmara dos Deputados)

O Orçamento da União previsto para o ano de 2021 tem gerado inúmeras polêmicas nas últimas semanas. Aprovado pelo Congresso Nacional no final de março, o texto possui uma série de mudanças de valores em relação ao que foi realizado em 2020 e, em alguns casos, é motivo de críticas. Por exemplo, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) criticou um aumento de gastos com publicidade do governo federal.

Ativo nas redes sociais e com um canal no Youtube, Kim Kataguiri costuma lançar vídeos com assuntos relacionados ao governo federal. Neste domingo (04/04), ele falou sobre o aumento de gastos com publicidade que está previsto no orçamento de 2021.
Kim Kataguiri relata aumento na publicidade do governo federal para 2021
Segundo o deputado federal, há um aumento de 282% para publicidade da presidência da República em relação ao que ocorreu durante o ano passado inteiro.

Deputado relata aumento em gastos com publicidade do governo federal Deputado relata aumento em gastos com publicidade do governo federal (Foto: Reprodução / Diário do Nordeste)

Kataguiri faz crítica sobre o aumento ocorrer justamente em uma época em que há cortes de gastos no orçamento da saúde e da educação para este ano.

Em seu canal no Youtube, ele faz as seguintes afirmações:
“O governo colocou como uma de suas prioridades, acredite se quiser, os gastos previstos com publicidade estatal partem de R$ 151 milhões de 2020 para a bagatela de R$ 577 milhões em 2021. Um aumento de de 282%. A gente vê o Bolsonaro falando que não tem mais corrupção no governo, só que não. Não tem investigação, acabou, está tudo certo. Esse aumento de gastos em publicidade ocorre em meio a uma investigação no Tribunal de Contas da União, que investiga duas coisas. Primeiro, a verba que o governo federal envia para TVs abertas.

Já mostrei que Bolsonaro, desproporcionalmente, financia a Rede Globo, mas também SBT e Record. Diferentemente da Globo, que tem audiência maior que todos os outros veículos, no caso de SBT e Record eles recebem verbas muito maiores do que receberiam na proporcionalidade de verba por audiência. E isso é investigado pelo TCU. Além disso, o Ministério Público Federal investiga distribuição de verba para blogs e veículos de comunicação que defendem o Palácio do Planalto. Esse aumento, no meio da crise, coincidentemente um ano antes da eleição, no meio de uma pandemia, e que está tendo gastos de investimentos na saúde e na educação, vamos aumentar o gasto com propaganda do governo”.
Críticas à Empresa Brasil de Comunicação
Outro ponto criticado por Kim Kataguiri é o investimento em propaganda na EBC, Empresa Brasil de Comunicação, que possui a TV Brasil em canais fechados.

“Já não gasta uma EBC que virou uma TV com nível de propaganda estatal que chega dá vergonha alheia. Apesar de ninguém assistir, é muito bem pago com nosso dinheiro”.
Bolsa Família bloqueado no aplicativo entenda o que mensagem significa
Diversos usuários utilizam o meio digital para ter acesso às informações sobre os benefícios que recebem. Desse modo, se você recebeu a mensagem do Bolsa Família bloqueado no aplicativo, saiba como proceder.

 

Nascido em Salvador, tenho 27 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em Jornalismo", pela Universidade Unijorge, de Salvador. Possuo também formação em cursos voltados para a área de "produção de conteúdo para a web" e "técnicas de SEO", pela Universidade Rock Content; além de curso sobre "jornalismo digital" pela Prime Cursos. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atualmente, atuo nos portais Folha GO, Tecno Notícias, ecbahia.com e Arena Rubro-negra, como produtor de conteúdo para web e editor de textos. Contato profissional: [email protected] Contato do site: [email protected]