Veja como plantar amendoim no vaso: maneira simples e prática de fazer isso

Veja como plantar amendoim no vaso: maneira simples e prática de fazer isso! Fonte: Freepik.
Veja como plantar amendoim no vaso: maneira simples e prática de fazer isso! Fonte: Freepik

Mossoró-RN, 16 de novembro de 2022, por Kaio Gomes — Plantar amendoim nunca foi tão fácil com esse guia que nós trouxemos para você! Esse é um ingrediente muito utilizado em receitas da confeitaria, além de ser consumido torrado como um petisco no dia a dia. 

Caso você queira aproveitar um amendoim fresco e orgânico sem sair de casa, deverá apenas seguir o passo a passo de como plantar amendoim no vaso da forma correta. Além disso, nós separamos os principais cuidados no cultivo dessa planta. Confira!

Como plantar amendoim no vaso

Embora pareça complicado fazer uma plantação orgânica em casa, plantar amendoim é um processo muito simples e rápido. 

Você precisará apenas comprar amendoins orgânicos em uma loja de jardinagem ou algum site na internet, separando um vaso e terra adubada para iniciar o plantio. 

Em seguida, basta preencher o vaso até a metade com um total de 6 a 8 amendoins, para garantir mais chances de uma boa germinação. Por fim, complete o restante do vaso com terra e inicie a irrigação diária. 

Uma dica importante é buscar sempre amendoins orgânicos, pois não adianta plantar amendoim torrado, já que ele não germinará. 

Principais cuidados com o cultivo após plantar amendoim

Com o plantio do amendoim feito no conforto da sua casa, é hora de se atentar aos cuidados para um bom cultivo. Confira a seguir!

Iluminação

Por se tratar de uma planta originária de climas tropicais, o amendoim cresce melhor quando cultivado em ambientes quentes e levemente úmidos. 

Dessa forma, você deve colocar o vaso em um local ensolarado, mas que não tenha muito vento, para garantir um bom cultivo. 

Solo

Os cuidados com o solo também são importantes ao plantar amendoim em vaso. Isso, pois ele deve ser rico em húmus.  

Veja como plantar amendoim no vaso: maneira simples e prática de fazer isso! Fonte: Freepik.
Veja como plantar amendoim no vaso: maneira simples e prática de fazer isso! Fonte: Freepik

Para fazer isso, você pode corrigir o solo com bastante matéria orgânica e composto no momento do plantio. 

Irrigação

Durante o início do cultivo do amendoim em vaso, você deve apenas deixar o solo levemente úmido na irrigação. 

Já quando a floração começar a acontecer, é necessário aumentar a rega, sem encharcar o solo em nenhum momento. 

Colheita

Ao fim de todo esse processo de cultivo, é hora de colher os resultados do seu esforço. Após cerca de 120 a 150 dias, você já conseguirá bons amendoins. Com as dicas do site Tecno Notícias, plantar amendoim se tornará muito mais fácil!

20 anos, graduando no curso de Publicidade e Propaganda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no ramo publicitário, com foco em redação, design gráfico e ilustração.