Departamento de Ciência e Tecnologia da Cidade facilita o encontro de estudantes em rede da cidade com profissionais da indústria de jogos

Departamento de Ciência e Tecnologia da Cidade facilita o encontro de estudantes em rede da cidade com profissionais da indústria de jogos
Departamento de Ciência e Tecnologia da Cidade facilita o encontro de estudantes em rede da cidade com profissionais da indústria de jogos — Christiane Odara / Divulgação.

Rio de Janeiro, 5 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Confira agora no blog Tecno-notícias tudo sobre o departamento de Ciência e Tecnologia da Cidade facilita o encontro de estudantes em rede da cidade com profissionais da indústria de jogos.

Departamento de Ciência e Tecnologia da Cidade facilita o encontro de estudantes em rede da cidade com profissionais da indústria de jogos

A princípio, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) facilitou um encontro de 100 profissionais de 10 países do mundo. Que trabalham no desenvolvimento de jogos e ocupam as mais diversas áreas da área. Com mais de 100 alunos de escolas municipais que sonhavam em ingressar no universo e construir carreira.

O encontro também incluiu três ONGs da comunidade da Rocinha (Fighting to Grow, Vivendo um Sonho Surf e Tio Lino) na sexta-feira (7 de janeiro) na Nave do Conhecimento no Engenhão. Então profissionais são participantes da GameJamPlus, a maior maratona de desenvolvimento de jogos competitivos do mundo para transformar jogos em negócios.

A cidade do Rio, por meio da SMCT

Lançou no mês passado a Agência de Coordenação de Olimpíadas e eSports, a primeira no Brasil com foco em jogos. O objetivo da coordenação é buscar recompensas para os municípios. Em diversas áreas como turismo, fiscalidade, desenvolvimento social, educação, entretenimento, novas ocupações e oportunidades no mercado de trabalho. Assim além de estimular toda a indústria do jogo e seu ecossistema.

Temos que pressionar por iniciativas como essa para tornar o Rio o centro da indústria de games no país. Esta é uma indústria que atualmente ganha mais do que filmes e música juntos. Desse modo nosso papel é criar políticas públicas para oferecer novas oportunidades para nossos jovens, afirma o ministro municipal de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho.

Os videogames não podem ser vistos apenas como entretenimento

São uma importante ferramenta de inclusão social e educacional, pois mas estimulam a criatividade, a memória e a concentração nos praticantes.

Além de nutrir talentos em todo o mundo, sempre tivemos a missão de democratizar o mundo dos jogos. Desse modo esperamos que crianças e adolescentes que já tenham essa vontade de trabalhar com o brincar. Saibam que o universo é muito maior do que se pensava.

Então o espaço Knowledge Ship é ideal para fazer isso acontecer explicou o CEO da GameJamPlus, Ian Rochlin.

Assim essas iniciativas já estão dando frutos. Matheus Valério, de 12 anos, foi um dos destaques do curso gratuito de desenvolvimento de jogos oferecido pela Nave do Conhecimento Engenhão.

Designer de jogos

Por fim, ele criou um jogo com seus colegas de classe e imaginou um futuro. Como profissional com a oportunidade de trabalhar neste campo de videogame como desenvolvedor e designer de jogos.

Dessa forma, quis trabalhar no desenvolvimento de jogos. Por meio do curso Navio do Conhecimento, pude conhecer ferramentas que nunca tinha visto antes, como painéis intuitivos. Os videogames não são apenas para diversão. Eles poderiam me dar um futuro disse a estudante, moradora do Engenho Novo.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.