Barra da Tijuca vai virar município? Uma nova cidade pode surgir no Rio de Janeiro

Barra da Tijuca vai virar município?
Barra da Tijuca vai virar município? — Fonte: Canva pró

Um novo município no estado do Rio de Janeiro? É isso mesmo! Algumas discussões vêm acontecendo na cidade maravilhosa para a emancipação da Barra da Tijuca vai virar município? Se você quer saber mais sobre esse processo acompanhe essa notícia no blog Tecno Notícias!

Barra da Tijuca vai virar município? Uma nova cidade pode surgir no Rio de Janeiro

A Barra da Tijuca é um bairro da cidade do Rio de Janeiro, localizado na Zona Oeste. Por abrigar o parque olímpico e por ter um nome de peso para o município, a Barra é um dos locais mais procurados da região por turistas e cariocas.

A história do movimento

É importante mencionar que tais discussões acerca da emancipação da Barra da Tijuca não são recentes. Ainda no século passado, mais precisamente em 1988, houve uma consulta a população para decidir o destino da famosa Barra.

Contudo, os questionamentos não foram para frente e, ainda nos dias atuais, existem movimentos para o local deixar de ser um bairro e se tornar um município. Assim, atualmente, o principal movimento conta com quase 300 integrantes e são liderados por Roberto Monteiro de Pinho, que é jornalista, e contam com o suporte de Donato Velloso, que preside o Instituto Lagoa Viva.

Motivos para Barra da Tijuca emancipar

Então, o jornalista Roberto Pinho diz que a Barra da Tijuca sofre com abandono por parte dos governantes do Rio de Janeiro. Ele afirma, ainda, que a região é a que mais rende arrecadação de verbas para a cidade.

Contudo, a prefeitura não cumpre o seu papel com a manutenção da região. Desse modo, a Barra da Tijuca sofre com o crescente aumento de atos de violência como assaltos. Além disso, não há uma estação do BRT que funcione plenamente, bem como não há um hospital público de qualidade para atender as demandas da população residente.

Planejamentos futuros

Assim, o movimento em questão está planejando realizar ator na sede da OAB Barra. Todavia, 2022 é ano de eleições presidenciais e, com isso, não há possibilidade da emancipação ocorrer esse ano. De modo contrário, o presidente da Câmara Comunitária da Barra se mostra contra a emancipação.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.