Auxílio Brasil: Mais de 100 mil pessoas em lista de espera no Rio de Janeiro

Auxílio Brasil
Auxílio Brasil — Foto: divulgação.

Auxilio Brasil! A situação dos moradores do Rio de Janeiro que dependem do Auxílio Brasil não está favorável. Constate no blog Tecno Notícias  que atualmente são mais de 100 mil pessoas que estão a espera do benefício para, assim, conseguirem o que comer.

Auxílio Brasil: Mais de 100 mil pessoas em lista de espera no Rio de Janeiro

O Auxílio Brasil concede um benefício mensal para famílias avaliadas e cadastradas pelos CRÁS, ou seja, os Centros de Referência de Assistência Social da prefeitura. Contudo, muitas famílias estão a mais de 2 meses na fila de espera sem previsão para receberem.

O que é o auxílio Brasil?

O programa Auxílio Brasil é substituto do programa Bolsa Família e tem por objetivo principal ajudar habitantes do Brasil que possuem baixa renda. Assim, o projeto foi criado em 20 de outubro de 2021, mas foi oficialmente colocado na lei no dia 29 de dezembro de 2021.

Desse modo como o antigo Bolsa Família, o Auxílio Brasil ajuda milhares de famílias brasileiras em situação de pobreza ou de extrema pobreza e recebem mensalmente 600 reais.

Situação no Rio de Janeiro

Atualmente, o número de famílias que pedem o auxílio vem crescendo de maneira perceptível e causa espanto. Somente no Rio de Janeiro, há, no mínimo, 109 mil pessoas na fila de espera para receber o Auxílio Brasil.

Contudo, apesar do direito ao benefício, essas mesmas famílias em situação de vulnerabilidade, não possuem previsão para receber tal dinheiro.

Assim, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, somente na capital do estado, a fila que, em maio de 2022, tinha 67 mil pessoas, agora conta com um crescimento de cerca de 40 mil. Além disso, esse número também mostra o índice de pobreza no local que, consequentemente também aumentou.

Situação de vulnerabilidade

Por meio dos relatos das famílias cadastradas, é possível perceber a situação triste em que o país se encontra. Assim, muitas pessoas têm que ir atrás de restos de alimentos em lixeiras, uma vez que com o aumento dos preços, a compra de alimentos novos em mercados está cada vez mais inviável.

Uma libriana um pouco tímida, tranqüila, fácil de se lidar e que ama ler e escrever. Fã de séries e filmes, gosto de paz e harmonia principalmente com as pessoas ao meu redor. Nascida em Duque de Caxias e atualmente morando em Armação dos Búzios, amo animais, principalmente meu shitzu Cookie. Tenho por hobby cozinhar, fazer bordado e adquirir conhecimento. Meus temas favoritos para escrever são receitas, horta, pets, cotidiano, viagens e curiosidades sobre o mundo.