A secretaria de saúde descartou a suspeita de varíola dos macacos no Rio de Janeiro

A mesma segue em isolamento.

Anúncio


Rio de Janeiro, 22 de junho de 2022, por Priscila Lívia — Confira hoje no Blog Tecno-noticias que a Secretaria de Saúde descartou a suspeita de varíola dos macacos no Rio de Janeiro (Itaguaí) nessa tarde. A paciente do sexo feminino segue em isolamento, pois a mesma possui diversas bolhas espalhadas pelo corpo.
Foi descartada a suspeita de varíola dos macacos no Rio de Janeiro
Após alguns exames a paciente com suspeita de varíola dos macacos recebeu o diagnóstico negativo para este vírus, no entanto, ela segue internada no Hospital São Francisco Xavier para que seja descoberto o motivo das bolhas em seu corpo.
O que é a varíola dos macacos?
A secretaria de saúde descartou a suspeita de varíola dos macacos no Rio de JaneiroA secretaria de saúde descartou a suspeita de varíola dos macacos no Rio de Janeiro A secretaria de saúde descartou a suspeita de varíola dos macacos no Rio de Janeiro — Fonte Canva Pró.

Continua depois da publicidade

A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, desse modo um vírus que normalmente atinge os macacos. No entanto, acidentalmente pode chegar a contaminar aos seres humanos também.

Por esse motivo, recentemente no mundo está aparecendo alguns casos desta doença em seres humanos, o que após a pandemia do COVID19, gera uma certa preocupação.
Principais sintomas:
O vírus da varíola dos macacos pode causar nos seres humanos diversos sintomas que também são sintomas de doenças comuns como, por exemplo:

Continua depois da publicidade

Dor de cabeça;
Dores musculares;
Febre;
Calafrios;
Dor nas costas;
Lesões na pele do rosto;
Lesões pelo corpo (até mesmo nas genitálias);
Cansaço em demasia.

Continua depois da publicidade

As lesões pelo corpo são parecidas com as que ocorrem quando alguém tem catapora, entretanto, o diferencial é que depois de um certo tempo essas bolhas caem, diferentemente da catapora.

Os sintomas da varíola dos macacos podem variar de pessoa para pessoa, então se por algum motivo apresentar essas lesões no corpo que podem ser dolorosas e apresentar pus, então se dirija a um hospital mais próximo para fazer exames.

Pois, em casos leves está doença passa desapercebido o que pode facilitar a sua retransmissão para membros da sua família, trabalho ou do seu círculo de amizade.

Ademais a OMS ainda não divulgou quais são de fato as vias de transmissão. Pois, o que se sabe é que seu contágio também pode ser feito como o do COVID19 até mesmo por gotas de saliva ou suor.

No momento ainda não existe uma vacina específica para imunizar contra esse vírus, entretanto. Está sendo analisado se a vacina da varíola poderá assim utilizar para esta finalidade.

Por fim, como prevenção tenha os mesmos cuidados da COVID19, lavando as mãos, utilizando álcool em gel e se possível use máscaras.

Carregando comentários aguarde...
...