Suflê de batata com molho branco: um prato principal prático e delicioso

Suflê de batata
Suflê de batata/Reprodução Canva

Uma das receitas mais saborosas do mundo, o suflê costuma se destacar tanto pela praticidade, quanto pelo sabor. Hoje, 23 de setembro, o Cozinha & Receitas vai te ensinar a preparar um suflê de batata com molho branco de lamber os beiços.
Todavia, nossa receita do dia promete render até 12 porções, suficiente para toda a família. Ademais, nosso suflê de batata de hoje possui cerca de 200 calorias por porção.
Saiba como fazer suflê de batata com molho branco
Por ser salgada, nossa receita de suflê promete ser uma opção perfeita para ser o prato principal do seu almoço em família. Portanto, a partir de agora você vai conhecer mais detalhes dessa receita saborosa.

Veja também: lasanha tradicional: o prato perfeito para o seu almoço de domingo
Ingredientes da receita
▪2 colheres de sopa de margarina;
▪1/4 de xícara de chá de leite;
▪3 colheres de sopa de queijo ralado;
▪600 gramas de de batata cozida e passada no espremedor
▪Sal a gosto
Ingredientes do molho branco do suflê de batata
▪2 colheres de sopa de farinha de trigo;
▪1/2 litro de leite;
▪40 gramas de margarina;
▪1/4 xícara de chá de queijo ralado;
▪Sal e pimenta a gosto;
▪1/2 colher de café de noz-moscada ralada;
▪3 gemas;
▪50 gramas de queijo parmesão ralado;
▪3 claras em neve;
▪200 gramas de mussarela ralada:
Passo a passo do suflê de batata com molho branco
Suflê de batata Suflê de batata/Reprodução Canva

Primeiramente, para fazer a massa do nosso suflê basta você misturar a batata, a margarina, o leite, o queijo e o sal. Reserve. Enquanto isso, você vai se concentrar nos preparos do molho branco. Todavia, em uma panela, você vai colocar a farinha, a margarina e mexer bastante.

Em seguida, ainda no fogo, você vai aos poucos acrescentar o leite quente, mexendo sem parar até engrossar. Logo depois, você vai juntar o sal, a pimenta e a noz-moscada. Por fim, deixe esfriar e misture bem as gemas.

Nesse meio tempo, você vai incorporar o molho branco no purê de batata e juntar, delicadamente, as claras em neve. Em seguida, você irá untar com margarina um refratário grande, pondo a seguir metade do suflê e metade da mussarela, iniciando a montagem do suflê de batata.

Em seguida, você vai finalizar colocando a outra parte do purê e o restante da mussarela. Por fim, você vai polvilhar queijo ralado e levar ao forno aquecido a 200 graus até dourar a receita.
Sugestão de consumo da receita
Inicialmente, você pode e deve servir nossa receita do dia como prato principal, especialmente no almoço em família. Outrossim, se você não gostar de molho branco, basta fazer a receita sem ele que ainda assim, ficará uma delícia. Aliás, não tenha dúvidas de que todos ao seu redor vão adorar provar nosso suflê de batata com molho branco, que pode ser decorado a gosto com folhas de alecrim.

Confira a seguir: bolo de maçã simples: Aprenda a fazer essa receita de dar água na boca
SAIBA AGORA como deixar o PÃO FRESQUINHO por mais tempo: dicas práticas

Paulista, redatora frellancer para uma loja de atacado de moda e um site relacionado ao mundo fitness. Entre outros cursos relacionados a redação, fez Marketing Digital e curso de SEO. Também faz frellas avulsos sobre os mais variados nichos como saúde, moda, celebridades, esportes, pets e receitas no Tecno Notícias.