Pão caseiro: uma receita tradicional que não pode faltar em seu lar

Pão caseiro. Foto: Reprodução/iStock
Pão caseiro. Foto: Reprodução/iStock

Nesta terça-feira, 04 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias iremos apresentar uma receita simples fácil e deliciosa que vai deixar seu café da manhã ou da tarde mais especial. A receita de hoje é um belo pão caseiro.

A receita de pão caseiro é mais prática do que muitos imaginam, mas para que ele saia perfeito, é preciso respeitar o tempo de descanso da massa e as temperaturas. O tempo de preparo é de 90 minutos e rende até 3 porções.

Assim, leia mais: Biscoito de queijo: uma receita para recepcionar os parentes nas festividades de final de ano
Saiba como fazer pão caseiro
Uma boa dica para o preparo do seu pão caseiro é deixá-lo descansando no forno bem baixinho e com a porta entreaberta. Assim, ele cresce bastante e deixa o processo de fazer pão caseiro simples e rápido! Por mais que esteja fazendo um pão caseiro salgado, não esqueça do açúcar no seu pão caseiro simples: ela serve de alimento para o fermento, mais fique tranquilo, não vai deixar seu pão caseiro doce.

Portanto, confira também: Pretzel de chocolate: um biscoito alemão com gostinho todo brasileiro
Ingredientes da receita

1 kg de farinha de trigo aproximadamente;
1 e ½ xícara de leite morno (aprox. 400 ml);
½ xícara de água morna;
½ xícara de óleo (aprox. 100 ml);
4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g);
1 colher (sopa) de sal;
2 ovos;
30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco;

Passo a passo do pão caseiro
Pão caseiro. Foto: Reprodução/iStock Pão caseiro. Foto: Reprodução/iStock

Assim, em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, os ingredientes líquidos, os ovos e misture muito bem. Também, acrescente aos poucos a farinha até formar uma massa macia e sove bem a massa. Logo, deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora.

Então ,após o crescimento, divida a massa, enrole da forma que desejar, coloque nas formas e deixe crescer até dobrar de volume. Agora, leve para assar em forno médio (200° C), pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos. Então, retire o pão do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia. E assim, está pronto mais uma deliciosa receita.
Sugestão de consumo da receita
O pão caseiro fica maravilhoso com manteiga, principalmente se ele estiver quentinho. Também não há mais complementar do que um bom café coado na hora. É só convidar amigos e familiares e arrancar elogios.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]