Aprenda a fazer a melhor lasanha de todos os tempos; confira a receita que rende 12 porções

Aprenda a fazer a melhor lasanha de todos os tempos; confira a receita que rende 12 porções
Aprenda a fazer a melhor lasanha de todos os tempos; confira a receita que rende 12 porções - Foto: Taste of Home

Nesta terça-feira, 16 de março, o Cozinha & Receitas, do Tecno Noticias, falará sobre uma lasanha maravilhosa, que deixará todo mundo de queixo caído. Para sua preparação, serão necessárias aproximadamente 3 horas e 15 minutos para cerca de 12 porções. Confira!
Saiba como fazer a lasanha
Embora um pouco trabalhosa, a lasanha é uma das receitas mais amadas e queridas de muitas famílias brasileiras. Principalmente devido ao fator carinhoso de ser um símbolo de reuniões familiares. Assim, se você quiser aprender como preparar essa saudosa receita, aqui temos mais informações.

Saiba mais: Lasanha de berinjela: venha conferir essa deliciosa e imperdível receita
Ingredientes da receita

500 gramas de salsicha italiana;
400 gramas de carne moída;
Metade de uma cebola cortada em cubinhos;
2 alhos cortados;
1 lata de extrato de tomate fresco;
4 embalagens de extrato de tomate normal;
1/2 xícara de água;
2 colheres de chá de açúcar branco;
2 colheres de chá de manjericão;
1 colher de chá de tempero italiano;
1 colher de chá de sal;
4 colheres de chá de salsinha;
12 folhas de lasanha;
450 gramas de queijo ricota;
1 ovo;
400 gramas de queijo mussarela fatiado;
1 xícara de queijo parmesão.

Passo a passo da lasanha
Faça essa deliciosa lasanha para toda sua família Faça essa deliciosa lasanha para toda sua família – Foto: Delish

Primeiramente, cozinhe a salsicha, a carne moída e o alho no fogo médio, até que estejam completamente dourados. Assim, saberá que o recheio das carnes está completamente pronto.

Posteriormente, passe a misturar o extrato de tomate fresco e as embalagens de extrato de tomate comum junto com a água. Em seguida, tempere com açúcar, manjericão e tempero italiano, assim como sal e salsinha. Misture até que esteja completamente integrado. Deixe cozinhando por durante 1 hora e meia, mas não se esqueça de ir mexendo frequentemente.

Logo após, em uma panela grande, coloque água com sal para ferver. Adicione as folhas de lasanha. Elas devem cozinhar por 8 a 10 minutos. Depois, escorra a água fervendo e, de imediato, transfira para uma água gelada, a fim de interromper o cozimento.

Em uma tigela, combine o queijo ricota com um ovo, bem como com o restante da salsinha e uma pitada de sal. Enquanto isso, vale a pena deixar o forno pré-aquecendo a uma temperatura de 200º C.

Agora chegou o momento da montagem. Você deverá colocar uma das folhas de massa, passar o molho de carne, colocar uma das folhas em cima e passar a mistura de queijo de ricota. Continue com uma folha de lasanha e uma das fatias de queijo mussarela.

É importante, com auxílio de uma colher, passar um pouco do molho de tomate e carne sobre a mussarela. Sapique queijo parmesão a gosto. A ordem das folhas deve ser a mesma para o restante dos ingredientes.

Por último, coloque dentro do forno previamente aquecido durante cerca de 50 minutos. Finalmente, deixe esfriar aproximadamente 15 minutos antes de servir.
Sugestão de consumo
A lasanha é um prato delicioso que, como melhor acompanhamento, conta com a presença da família. Porém, no caso de alimentos, vale a pena acompanhar com um refrigerante, suco de uva integral ou um bom vinho.

Leia mais: Lasanha de frango: confira essa incrível receita e se surpreenda
Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima
A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.