Crocante de banana e chocolate branco com calda de caramelo: uma receita muito saborosa para fâns de banana

Crocante de banana. Foto: Reprodução/iStok
Crocante de banana. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 07 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super interessante para o seu dia especial! A receita de hoje é crocante de banana.
Este delicioso crocante de banana, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende 6 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o crocante de banana e chocolate branco

O crocante de banana é uma versão abrasileirada da tradicional sobremesa inglesa, o crumble – que geralmente é feita com maçã. Sirva com calda de caramelo e creme batido e descubra que seduzir pelo estômago vira piada de tão fácil.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola
Ingredientes da receita

6 bananas-prata;
100 gramas de chocolate branco;
½ xícara (chá) de caldo de laranja;
Manteiga para untar a forma;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
½ xícara (chá) de aveia em flocos;
100 gramas de manteiga gelada;
¼ de colher (chá) de fermento em pó;
1 pitada generosa de sal;
1 xícara (chá) de açúcar;
½ xícara (chá) de água;
200 gramas de creme de leite fresco;

Passo a passo do crocante de banana e chocolate branco
Crocante de banana. Foto: Reprodução/iStok2 Crocante de banana. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180° C (temperatura média). Logo após, unte uma forma refratária com manteiga. Em seguida, descasque e fatie as bananas em rodelas grossas. Pique o chocolate branco em pedaços. Então, distribua as rodelas de banana no fundo do refratário.

Logo após, cubra com o chocolate branco e regue com o caldo de laranja. Depois, misture bem e reserve. Então, em uma tigela, junte a farinha de trigo, o açúcar mascavo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misture bem. Corte a manteiga em cubos de cerca de 1 cm.

Com as pontas dos dedos, misture apenas até formar uma farofa grossa. Quanto mais inteira ficar a manteiga, mais crocante fica a massa. Logo após, transfira a farofa grossa para o refratário com a banana reservada, formando uma camada uniforme.

Em seguida, pressione ligeiramente e leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar. Enquanto isso, prepare a calda de caramelo. Depois, em uma panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuidado para o açúcar não espirrar nas laterais da panela.

Logo após, leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até formar uma calda âmbar. Depois, desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame.

Então, transfira a calda para uma molheira ou tigela. Por fim, sirva o crocante de banana quente (ou em temperatura ambiente) com a calda de caramelo. Também fica uma delícia com creme de leite fresco batido.
Sugestão de consumo da receita
O crocante de banana e chocolate branco fica uma delícia puro, mas também é uma ótima sobremesa para um pernil de porco na panela de pressão. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]