Bolo Battenberg: clássico bolo xadrez na sua cozinha para o café da manhã

Bolo Battenberg: clássico bolo xadrez na sua cozinha para o café da tarde (Foto: iStock)
Bolo Battenberg: clássico bolo xadrez na sua cozinha para o café da tarde (Foto: iStock)

Nesta quarta-feira (29 de setembro) no Cozinha & Receitas falaremos sobre a receita do Bolo Battenberg, assim conseguirá fazer um doce diferente na sua cozinha. Veja aqui, como fazer o passo a passo da receita que demora apenas 90 minutos e rende 12 porções.

Saiba como fazer bolo Battenberg

O bolo Battenberg é um clássico da culinária inglesa e também é conhecido por ser um bolo xadrez. Esta receita é perfeita para aqueles momentos no café da tarde em companhia de uma bebida quente e uma conversa agradável.

Saiba mais: Bolo de fubá cremoso com goiabada: veja como fazer essa receita diferente e muito gostosa
Ingredientes da receita

· 1 xícara de manteiga, amolecida

· 1 xícara de açúcar branco

· 3 ovos

· ¼ colher de chá de extrato de baunilha

· 2 xícaras de farinha

· 1 colher de chá de fermento em pó

· ⅛ colher de chá de sal

· 2 gotas de corante alimentar vermelho

· 1 xícara de damasco em conserva

· 2 xícaras de amêndoas moídas

· 3 xícaras de açúcar de confeiteiro

· 1 ovo, temperatura ambiente

· 1 ½ colheres de chá de suco de limão

· ¼ colher de chá de extrato de amêndoa

Passo a passo do bolo Battenberg
Bolo Battenberg: clássico bolo xadrez na sua cozinha para o café da tarde (Foto: iStock) Bolo Battenberg: clássico bolo xadrez na sua cozinha para o café da tarde (Foto: iStock)

Em primeiro lugar será necessário colocar a manteiga cremosa e 1 xícara de açúcar juntos. Logo, bata 3 ovos, um de cada vez e acrescente a baunilha, continue mexendo para colocar a farinha, fermento em pó e sal suavemente, caso seja necessário adicione o leite.

Logo, divida a massa em 2 partes iguais. Em uma delas deverá acrescentar o corante alimentar e a outra deixar sem, enquanto isso unte duas panelas quadradas. Agora com a massa pronta e cada uma em uma forma coloque dentro do forno a 170º C durante 30 minutos e após isso, deixe esfriar durante 5 minutos.

A continuação, deverá cortar as bordas de ambos bolos em 4 tiras em direção ao comprimento. Em seguida, monte o bolo em formato de xadrez com a cor da massa, e a colorida. Para fixar as massas use a geleia para juntar cada uma das partes, tome cuidado em fazer este processo com a massa morna para não esfarelar.

Para finalizar, deverá fazer a pasta que vai por cima como cobertura, assim, deverá misturar amêndoas, açúcar de confeiteiro, ovo, suco de limão e extrato de amêndoa. Amasse até ficar macio, adicionando um pouco de suco de limão ou água se estiver muito seco para enrolar.

Por último, role a massa encima de uma superfície levemente polvilhada com açúcar de confeitaria, cortado no comprimento do bolo, e suficientemente longo para cobrir 4 lados deixando as extremidades descobertas. Após isso, coloque o bolo em uma das extremidades da pasta. Embrulhe para fechar completamente todos os 4 lados da pasta para selar o bolo.

Sugestão de consumo da receita

Nossa sugestão de consumo para o bolo Battenberg é que já que é uma receita clássica inglesa consuma com um chá quente, café ou suco que ajudará a dar ao seu final da tarde uma sensação refinada e diferente.

Saiba mais: Receita de bolo de maçã com canela e açúcar mascavo

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.