Anúncio

Como evitar germes e bactérias nas calcinhas? Veja o que especialista recomenda

Aprenda a cuidar das suas calcinhas da forma correta

Foto do revisor (Gabriela)
Revisado por: (Gabriela)
Anúncio


Niterói-RJ, hoje, 10 de junho de 2022, por Paula ViannaA maioria das mulheres têm o hábito de lavar as calcinhas durante o banho. Isso, por si só, não é um problema, mas é preciso alguns cuidados para evitar que germes e bactérias se proliferem nela.

Continua depois da publicidade

A saúde íntima feminina está diretamente relacionada com esses cuidados que devemos ter com as calcinhas, isso porque, ela pode ser a porta de entrada para infecções urinárias entre outros problemas. Aprenda agora a melhor forma e o que os especialistas recomendam para higienizar as suas peças íntimas.

Veja também: Bochecho de bicarbonato de sódio para feridas na boca: É bom? Veja o que especialista diz!

Continua depois da publicidade

Por que germes e bactérias proliferam na calcinha?

Alguns fatores fazem com que a calcinha seja um lugar “apropriado” para a proliferação de bactérias e fungos. O motivo é que, por ela ser quente e úmida, se torna propício para certos germes. Quente pela falta de ventilação no local, e úmida devido às secreções vaginais, suor da região e, até mesmo, algum resíduo de urina que não foi devidamente seco.

Continua depois da publicidade
Como evitar germes e bactérias nas calcinhas? Veja o que especialista recomenda - Fonte: Canva
Como evitar germes e bactérias nas calcinhas? Veja o que especialista recomenda – Fonte: Canva

Veja também: Como saber se o ovo está estragado? Truques e dicas para descobrir fácil

Como lavar suas calcinhas?

Primeiramente, vale lembrar que as calcinhas devem ser trocadas diariamente. Em alguns casos, até mesmo mais de uma vez ao dia, principalmente em dias quentes, após exercício físico e no período menstrual.

Essas peças são delicadas e devem ser lavadas à mão, por essa razão, lavar a calcinha no banho não é ruim. Contudo, deve tomar alguns cuidados como o tipo de sabão usado.

O ginecologista e obstetra Claudio Basbaum, em matéria para a Glamour, em 06/12/2018 (atualizada há um ano), afirma que o melhor para lavar as peças são o sabão de coco e neutro, de preferência líquido, ou os sabões líquidos próprios para esse fim.

O tecido fica limpo e seus componentes químicos não agridem a pele da mulher

Esse é exatamente o motivo pelo qual o ginecologista não recomenda o sabão em barra que não seja neutro. Os componentes são de difícil enxágue e podem gerar irritação na pele.

Como secar suas peças íntimas

Aqui está o hábito mais comum e prejudicial, pois facilita bastante a proliferação dos germes e bactérias na calcinha. A grande maioria das mulheres deixa a calcinha pendurada no box depois de lavar, e não pode!

Como vimos anteriormente, o ambiente quente e úmido é muito favorável para as bactérias, portanto, a calcinha deve secar em um lugar com ventilação, luz e seco. O que não é exatamente o caso da maioria dos banheiros, não é mesmo?

Na hora de guardar a sua calcinha, dobre e coloque diretamente na gaveta. Não coloque em saquinhos que atrapalhem a ventilação da peça.

Dica extra

E, por último, mas não menos importante, dê sempre preferência para as peças de algodão ou com o fundilho de algodão. Esse material ajuda na circulação de ar na região genital, absorve o suor deixando a pele seca e tem uma trama mais macia.

Veja também: É bom comer nozes? Pode comer todos os dias? Veja o que especialista diz sobre

Carregando comentários aguarde...
...